segunda-feira, dezembro 19, 2005

o que dá pra rir dá pra chorar

Você que trabalha em propaganda conhece bem esse assunto e provavelmente já teve alguma de suas idéias chupadas. Eu mesmo tive várias, e confesso que já tentei chupar algumas do One Show.

O que mais me emputece nisso não é ter a idéia roubada, mas constatar a mediocridade e pobreza de espírito do ser humano. Ter idéia é um momento de brilho, uma espécie de dom. Roubar idéia é uma coisa rasteira e covarde.

Para evitar ser roubado, desenvolvi algumas técnicas que podem ser úteis.
Quando tenho alguma idéia, não falo nem com o diretor de arte. Mando um e-mail e, para evitar rastreamento, coloco no subject "Corrente". Para ser mais previdente ainda, escrevo a idéia no meio de uma poesia.

Outra tática bastante eficiente consiste no seguinte:
1- tenho a idéia;
2 - saio da agência;
3 - ligo no celular do diretor de arte e conto pra ele;
4 - volto pra agência como se tivesse ido ao banco, sento na frente do meu computador e não falo mais sobre a idéia. Nem com o diretor de arte.

Também existe outro estratagema. Na hora de passar a idéia para o diretor de arte, mais uma vez fico em silêncio. Não falo, só escrevo num post-it. Mas em letras minúsculas, bem pequenas mesmo. Ele, o diretor de arte, tem uma lupa, com a qual consegue ler o texto, e, assim, a idéia está criada.
Já o diretor de arte, para não ser copiado enquanto cria, usa sobre a tela do computador um insulfilme. Assim ninguém vê o que está sendo criado (nem ele), e quando imprimimos, é sempre uma grande surpresa.

Assim, com essas técnicas de autodefesa e guerrilha, nos livramos dos chupadores e das chupações. Já a vingança vem quando mostramos que não precisamos chupar, pois sabemos criar.

chupações e chupadores do daniel funes. texto de segunda ?

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei esse "post", muito bom, tava aqui lendo e abrindo a boca em gargalhadas (desculpa se o texto não teve “cunho” cômico) ;)