quarta-feira, dezembro 14, 2005

é batuta: mas não quer ser diretor de criação

Batuta 2003

"Num ano como 2003, os contrastes de tinto intenso e taninoso mas muito fino e aveludado, explicam porque se tornou na grande referência do nosso vinho. Já tínhamos provado e comparado, mas, porque nem todos poderão fazê-lo, invocamos a mais recente apresentação dos "Douro Boys" para jornalistas estrangeiros. Ao lado de outras estrelas da região, é notório como a sua frescura e nuances florais marcam a diferença. Era talvez o único sem o ano de colheita estampado no carácter.

Cabe aqui lembrar que a colheita em causa acabou por se revelar complicada. A prometedora ausência de chuva deu em vaga de calor, com maturações demasiado rápidas e, regra geral, vinhos cheios de grau mas redutores do ponto de vista aromático. Vinhos maduros, de "encher" a boca ao menos experiente, mas algo pesados e pouco complexos.

Atendendo ao ano, este Batuta pode considerar-se um feito. Um conhecido crítico internacional diria decerto que semelhante leveza e luminosidade, em 2003, reflectem tremendo esforço do produtor. Por nós, em ano tão maduro, quase diríamos que se trata de um Batuta cheio de... charme!

Características: Região: Douro. Castas: Mistura de castas tradicionais, com predominância de Tinta Amarela, Tinta Roriz e Touriga Franca. Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentadas em cuba de inox, com macerações de cerca de 30 dias. A fermentação maloláctica ocorreu em barricas novas."

Estágio: Cerca de 20 meses. O Batuta 2003 foi engarrafado em Junho de 2005. Teor Alcoólico: 13,5
Produção: 20 mil garrafas. Enólogo: Dirk Niepoort. Preço :79,00 EUR (lá)

Nenhum comentário: