quarta-feira, novembro 09, 2005

portugal tupiniquim com destaque

folha on line ressalta blogs em português ganham destaque em disputa global

Na reta final do concurso internacional de blogs The BOBs (The Best Of The Blogs), as páginas em português Tupiniquim e Propagandas Antigas lideram, respectivamente, as categorias "Melhor Weblog" e "Melhor Blog Multimídia".

Apesar de dar destaque a índios brasileiros, o Tupiniquim (26% dos 7.592 votos na manhã desta terça-feira) é escrito em Portugal. O responsável pela página reúne, neste espaço, diversas notícias sobre questões indígenas e links para outros endereços virtuais que tratam do assunto.

Já o Propagandas Antigas (22% dos 6.755 votos da categoria "Melhor Blog Multimídia") mostra imagens criadas por publicitários de décadas passadas. Entre os anunciantes estão os Postos Atlantic, tubos Eternit, shampoo ovo-creme da Richard Hudnut e Gillette MonoTech.

"Apesar de não ter muitos recursos multimídia [apenas imagens], a página se destaca como memória viva da propaganda no Brasil", afirma André Lemos, único brasileiro a participar do júri internacional do concurso organizado pela Deutsche Welle. Lemos é professor da faculdade de comunicação da Universidade Federal da Bahia e também dirige o Centro Internacional de Estudos Avançados e Pesquisa em Cibercultura, desta mesma instituição. Junto com outros especialistas, ele vai decidir os vencedores de 13 categorias pré-estabelecidas: weblog, blog multimídia, podcast, Repórteres sem Fronteira (relacionada à liberdade de expressão) e weblog jornalístico (nove línguas). "É interessante ver um concurso como este, que se preocupa com novos fenômenos de mídia. Hoje, os blogs representam a emissão de informação em novos formatos", diz Lemos.

O resultado --tanto o da escolha dos internautas como a do júri-- sai no dia 21 de novembro. O responsável pelo "Melhor Weblog" eleito pelos jurados ganha um computador iBook G4, da Apple, enquanto os melhores blogueiros de outras categorias levam um toca-MP3 iPod Shuffle, do mesmo fabricante.

Nenhum comentário: