A novidade é que o consumidor mudou
Em Nova Iorque o ad:tech 2005. A chairman do evento, Susan Bratton, subiu ao palco para a apresentaçao de abertura usando asas. Era uma referência a grande novidade do evento, o ad:tech Connect Live, espaço para live networking entre os delegados, como se estivessem replicando nos salões do evento a experiência da comunidade virtual.
Esse ano, o ad:tech, que é um dos principais eventos de tecnologia e propaganda - e onde Blue Bus já apresentou seu case, em 2000, em Miami - conta com recorde histórico de inscritos. Sao mais de 8,000 pessoas. A 1a apresentaçao foi de Deborah Wahl Meyer, vp de marketing da Lexus, uma das principais marcas de veículos de luxo nos EUA, pertencente a Toyota.
Os blogs que estao acompanhando o evento - leia o Adrants - disseram que a executiva falou muito sobre marketing de experiência como uma alternativa viável para a dispersao cada vez maior da audiência - e haja dispersao. Comparou a tarefa de alcançar os consumidores em seus lares a uma expedição - com tecnologias do tipo TiVo a disposiçao, eles têm cada vez mais controle e mais voz para manifestar desejos e opiniões. Para ela, afinal, a ordem da vez em marketing é permitir que o consumidor experimente a marca, ao invés de empurrá-la sobre ele.
Eu concordo com muita coisa que ela diz, vale dar uma procurada na internet pra ler mais sobre a palestra. Só discordo de uma coisa. É muito bonito a gente ficar querendo cunhar novos termos marqueteiros pra tentar deixar nossa assinatura na História, mas a verdade seja dita é que propaganda é propaganda, marketing é marketing - queremos criar necessidades onde antes não havia e diferenciação através da emoçao. A novidade é que o consumidor mudou demais seu comportamento e a gente tem que pensar diferente. Mas, no final, o objetivo é o mesmo. Construir marcas e vender - nao é mesmo?
fernanda romano para o bluebus
Nenhum comentário:
Postar um comentário