domingo, novembro 06, 2005

mayor zen ou summer breeze ?

propaga-se de que o prefeito da cidade do recife, joão paulo, é um ser adepto da meditação, contrapondo-se isto, e de certa forma, até com preconceito, as suas humildes origens, filho de cobrador de ônibus que é. profissão, aliás, em extinção. seja pela obsolescência programada seja pela força da bala dos assaltos, tão diuturnamente impiedosos, quanto salário que ganham. novas catracas já os moem de véspera.

sem fugir da mira, só mesmo um prefeito zen pode aguentar rios de merda cruzando a cidade, destacando canal da agamenon magalhães, donde hoje nem moleques atrevidos se atrevem a mergulhar. ou, canal que corta piedade, boa viagem, cujo nome me escapa agora. como escapam a bosta que lhes desagua. oriunda de cus de luxo que habitam edifícios e condomínios classe a. que, provas cagadas, são uma verdadeira bosta. e, guentando fedor disto, fazer alarde publicitário da sua administração donde falta muito papel higiênico.

o cheiro proveniente dos canais fazem os de veneza – recife não é a veneza brasileira? vista de cima, de cima – parecerem jorros de chanel 5, a céu aberto.
maré baixa, maré alta, a bosta oscila num vai e vem que junta-se a das cloacas das favelas que ficam acima abaixo, promovendo ao que parece a única miscigenação democrática entre a elite derrocada – mas que o espítito de casa grande e senzala recusa-se a comportamentalizar – e a ralé que literalmente arca com o peso da monocultura da merda que lhes foi enfiada goela abaixo pela descendência da hereditária capitania do leão do norte.

fede, prefeito. fede. maleita que nem a propaganda, que também fede, consegue sequer disfarçar. não falando das doenças, que não podem ser curadas pela mudança de foco, como se vivessemos numa cidade de cartões postais.

tampouco a meditação, que dizem, eleva o espírito humano a ausência de tudo, até das merdas da vida, dura que é ser praticada, ainda mais quando a bosta ferve ao calor do verão recífilis.

se da lama, nasce o lotus, dos canais de recife, pensados pelos holandeses para outras práticas? borbulha o escárnio que gargalha mais fruto da prática contemplativa do que pelo sorriso do edil que nos sorri de leve? como se de monges fosse ?

alguem esqueceu-se de dizer para o apóstolo da meditação joão paulo que meditar, é, antes de tudo, mais do que agir e reagir, ato de interagir, senão com os músculos, com o cérebro e, se com o espírito, nunca o de porco.

cuidar das pessoas não é cultivar o imobilismo contemplativo ante o wahala desfiado em bosta, pela força da meditação? elefante visto como formiga .

a população vaisesica, ou não, gostaria de ver o prefeito medidando a beira dos canais. respirando fundo, como convém aos pranas.

rala, a consistência dos argumentos da melhoria da qualidade de vida no recife, já anda na bôca do povo, das margens e dos opostos, a procura de outros canais de resolução que não coabitem com seu meio.

para eles, o incenso da meditação é outro, que em nada lembra jasmim.

3 comentários:

Anônimo disse...

Genial.

Anônimo disse...

Genial.

celso muniz disse...

waal! a modéstia me impede de dizer o mesmo, pelo menos em dose dupla :)