quarta-feira, novembro 23, 2005

quase sem espinho

O Clube de Vinhos Winept e a Oficina do Livro apresentam na próxima Quarta-Feira, dia 23 de Novembro, pelas 20 horas, num jantar no restaurante Vírgula, em Lisboa, o vinho Rosa Brava. O vinho tem o título do romance histórico, da autoria de José Manuel Saraiva, tendo como protagonista D. Leonor de Teles e a sua ascensão no reino de Portugal.

O preço por pessoa, menu de degustação e vinhos, é de 70 Euros, podendo a liquidação ser efectuada por cartão de crédito ou transferência bancária para o NIB: 0079.0000.17679597101.14. As inscrições para o evento podem ser efectuadas através do E-mail info@winept.com ou do Telemóvel 912548000 .Os vinhos apresentados no jantar são do enólogo Carlos Campolargo - Arinto 2004, Pinot Noir 2004, CC 2004 e o Rosa Brava.

Rosa Brava 2004

"Pombeiro era uma localidade situada a sul da serra do Caramulo, a poente dos Montes Hermínios, a norte das serranias da Lousã e a nascente... dos vastos campos do Mondego que se estendiam até ao mar."
É aí que o autor de "Rosa Brava" fixa a residência de Leonor Teles, depois do casamento, dando início a uma das mais belas histórias da literatura portuguesa contemporânea. Um romance baseado na investigação histórica que, por entre intrigas palacianas, amores, traições e guerras com Castela, reinventa o tumultuoso reinado de D. Fernando. Das polémicas e fascinantes personagens aos acontecimentos que redundam na revolução de 1383-85.

Foi pois com aquelas coordenadas que, há cerca de um ano, obtida a necessária concordância do editor, iniciamos a busca de um vinho digno de ostentar o nome. Par para esta história. Emancipado, terroso e sedutor. De certa forma, um vinho fora do seu tempo, como a heroína do romance, sem aceitar cânones de época ou de origem. E, como ela, indiferente ao juízo popular, elitista até, ao deixar o marido para gozar a vida de riqueza e luxúria da Corte.

Porque também ele, o vinho, é alheio à crítica e gostos vigentes. Foi escolhido para os sócios; pensado para presentear, em exclusivo, essa estirpe de apreciadores, na quadra que se aproxima.

Por isso, se espera fruta, o melhor é esquecer. Aqui, não é disso que se trata. Pelo contrário... A localização e características enunciadas, o experimentalismo alheio a regras, depressa nos levaram ao bairradino Carlos Campolargo. Seduzindo-nos aí a bela adaptação da Syrah à vinha designada da Costa. Muito mais especiada, terrosa e mineral que a habitual expressão
frutada da casta.

Região – Bairrada

Castas – 100% Syrah

Estágio – 12 meses barricas de carvalho francês do 2º ano

Teor Alcoólico – 13,5%

Produção – 700 garrafas

Enólogo – Carlos Campolargo

o espinho da nota é saber que por 70 euros muito publicitário vai continuar na ginginha. ate o próprio.

Nenhum comentário: