quarta-feira, novembro 02, 2005

mírdia & política

a midia atrapalha a renovaçao da elite politica do país, dizem os experts.

os mesmos políticos e pessoas notórias aparecem o tempo todo nos noticiários. o jornalista pablo uchoa resume de londres conclusões de uma pesquisa universitária feita em portugal sobre a mesmice das fontes da mídia.

"Nao é só no Brasil que a cobertura da imprensa passa longe de escutar quem, no fim das contas, paga o salário dos jornalistas - o leitor. Uma pesquisa feita na Universidade do Minho, em Portugal, concluiu que as TVs portuguesas atrapalham a renovaçao da elite política do país. Segundo a professora Felisbela Lopes, que avaliou os noticiários semanais entre 1993 e 2003, 'os donos do plâteau foram sempre as mesmas pessoas a falar da vida de todos nós'. Ou seja - os mesmos políticos, os mesmos economistas, os mesmos intelectuais que parecem estar em toda cobertura, em todos os canais. Para a professora, uma sociedade civil a margem da cobertura da imprensa nao vale como opiniao pública. E isso seria um déficit de cidadania" - do blog do Observatorio, via Blue Bus.

depois tem gente torcendo o nariz quando digo que, o que nos aproxima, é a irmandade em episódios do tipo. mais do que coincidência, descendência ? não vou a tanto. a mesma elite perpetrando artefatos de dominação com eficácia em ambos os lados do oceano e o mesmo zé-povinho tomando dentro. sim, isto é calão, estafêrmos.

Nenhum comentário: