segunda-feira, outubro 17, 2005

marinilda já foi nome de vedete

Que agências de publicidade em crise de criatividade proponham, em desespero, campanhas malucas ainda se entende. Mas como pode um cliente em pleno uso das faculdades mentais aprovar um anúncio à base de choques elétricos? Pode.

Esses clientes tresloucados são a Coca-Cola e a Nestlé, multinacionais nada temerárias em matéria de publicidade. O produto é o Nestea, chá gelado em lata. A propaganda mostra ratos "humanos" em "teste de laboratório" levando "descargas elétricas".

Aparentemente (sabe-se lá...), o anúncio propõe uma remissão aos testes de Pavlov, mas o que lembra mesmo é tortura.

Não se trata aqui de cobrança do politicamente correto, essa coisa boba que irrita cada vez mais nossos estressados "criativos" da publicidade. A questão é de bom gosto, bom senso, bom tudo. Anúncio deve lembrar tortura em prisão ou tratamento em manicômio? Os doutos criativos jamais suporiam que o prazer do Nestea supere o medo de uma descarga elétrica na percepção do público, pois não?

Os clientes tresloucados podem ter certeza: um desagradável arrepio percorrerá o apreciador dessa bebida antes de tomá-la. Se pensar duas vezes, não a tomará mais.

chá gelado com choque elétrico. marinilda carvalho, no observatório da imprensa

marinilda não deve assistir desenhos animados. vai levar um, um não, vários choques. decifração simbólica e dos indices realizados por crianças e adolescentes não se dá na razão pretendida por ela. tal interpretação parece surgida de quem andou bebendo chá de cogumelo. criativamente o uso do pseudo non-sense é sempre um caminho menor mas desencavar pavlov, e associação de choques elétricos com tortura neste caso, mesmo que tenha sido vítima de tortura e da celebre maquineta dos anos 70, é argumento de quem caiu na ratoeira da decifração individual, equivocada, sobre a coletiva; ou tomou muito chá de cadeira esperando o bonde da história fazer a curva. toma um chá da escola de frankfurt mari. adorno e benjamin tem sabor de limão e mel. sem casca.

Um comentário:

Unknown disse...

celso, vc tem td razão. marinilda tá procurando piolho em cobra, como dizia minha vó ainda viva.