segunda-feira, março 27, 2006

seis e olhe lá

Pesquisa realizada pelo instituto inglês Directgov aponta que embora haja mais de 76 milhões de sites para serem visitados em toda a web, apenas 6 sites são acessados com freqüência por cada usuário. O estudo contou com a aplicação de mais de 10 mil questionários na Inglaterra e revelou que existem, sob o ponto de vista dos entrevistados, ambientes na web denominados de “Super Sites”, ou seja, locais virtuais que agregam uma quantidade grande de serviços e informações considerados relevantes para o dia-a-dia dos internautas. Outro número que alimenta ainda mais a “a teoria dos 6 sites” é o fato de que 95% dos usuários acessam a internet com o destino pré-definido.

Para o jornalista especialista em Internet e diretor do Baguete.com.br, um dos portais mais bem sucedidos sobre Tecnologia da Informação do Brasil, Gilnei Marques, os dados apresentados pela pesquisa apontam para uma tendência natural das pessoas. “Se fizermos uma comparação com a vida real, em nosso dia-a-dia também estamos atrelados à inércia de repetirmos os mesmos caminhos ao ir ao trabalho, ao freqüentar os mesmos restaurantes, bares e assim por diante. Isto acaba acontecendo também no ambiente virtual”. A rotina que se refere Marques é em parte rompida na internet por sites de buscas como o Google.”Eu mesmo me flagrei a um tempo atrás visitando os mesmo portais e sites diariamente, porém quando queremos pesquisar um assunto específico, sempre recorremos ás buscas virtuais, e esta é a oportunidade de conhecer novos endereços.”

Portais como o Terra, Ig, Uol entre outros conseguem obter e manter grandiosas audiências por tratarem-se de grandes canais de serviços e informações. Estes sites certamente estão na lista dos 6 mais visitados pela maioria de usuários brasileiros, porque possuem uma grande estrutura de matutenção e acima de tudo apresentam dicas de viagem, guia de cidades, cinema, notícias atualizadas minuto a minuto, previsão do tempo, fotos quase em tempo real de acontecimentos inéditos e ainda aliam tudo isto a um ótimo design e navegabilidade, ou seja, atingem os interesses de qualquer tipo de público.

No Brasil o último levantamento realizado pelo IBOP, publicado pela Folha Online no dia 9 de março de 2006, afirma que aumentou em 27% o número de internautas que visitam sites com conteúdo jornalístico. Com aproximadamente 12 milhões de usuários únicos o país ainda não apresenta uma estatística que defina a média do número de sites visitados pelos brasileiros, porém os caminhos apontados pelas pesquisas nacionais indicam que conteúdo é fundamental quando se quer obter um maior número de visitações. “O conteúdo adequado para o público adequado resulta certamente em aumento de acessos”, comenta Marques. “Se você quiser ser um destes 6 sites visitados freqüentemente pelos internautas, seja também imprescindível para a vida deles”, complementa.

João Ramos, em sua coluna, um dos seis ?

Nenhum comentário: