quinta-feira, março 30, 2006

nas entrelinhas do anúncio

A Lowe Shem's Casablanca, no Marrocos, abriu vaga para criativos brasileiros. Procura profissionais interessados em atuar na agência pelo periodo de 1 ano. Diretores de arte devem ter de 8 a 10 anos de experiência, habilidade em apresentaçoes de idéia aos clientes, inglês fluente. Francês nao é exigido, mas é considerado um diferencial. Para os redatores, os requisitos sao os mesmos, mas o tempo de experiência exigido é menor - de 4 a 5 anos.

a noticia, publicada no blue bus, revela a perspicácia, perdida, na propaganda brasieira dos "bons tempos", os critéríos para conferir senioridade a um diretor de arte, eram os mesmos. dá para imaginar um diretor de arte sênior com 2,3,5 que seja, anos de atuação ? bem, para a maioria das agências dá. basta ver a quantidade de emuladores de phothoshop que ostentam - e nisso eles são bem diretores - o título de diretor de arte. o que por sua vez é corolário da produçao, em pasta, de tanta página do meio da archive.
20% a mais no salário, nos mercado americano e alguns países europeus, demarcaram por certo tempo a compreensão de que o trabalho de um diretor de arte, de verdade não pastiches, encerra o domínio de complexidades, incluindo as tipográficas - diretor de arte tipográfico? se alguem souber, avise, porque depois do mirán, eu preciso atualizar-me - que só o tempo depura. já, um redator, é zás-trás. se não escrever bem nos primeiros três meses, esqueça. três anos é para burilar o talento, e aos 5 estará escrevendo sonatas em embalagem de sonho de valsa.

não me importo a mínima que o diretor de arte ganhe mais. mas para isso ele tem de ser bom, inclusive no que escreve - sim, diretor de arte que não, escreve tem de que ser excepcional, porque bom só não serve, o que não invalida o trabalho de alguns redatores que merecem ganhar mais até que o diretor de criação.

mas por hora, vou continuar com o meu claim: dê-me um diretor de arte "vintage" e eu te darei o mundo.

Nenhum comentário: