sexta-feira, janeiro 13, 2006

varejo de primeiro mundo: ou guerra de preços sempre é guerra de fim de mundo.

"há apenas cinco anos, a conversa em detroit era se a ford conseguiria superar a general motors. agora a conversa é sobre qual das duas empresas está pior". eis o lead de material do NYT sobre o assunto.

“a ford está cerca de um terço menor nos eua e lidar com a GM se tornou particularmente traiçoeiro para a montadora, uma vez que a GM provou novamente no verão passado que ainda está disposta a sacrificar uma performance de longo prazo por um ganho de curto prazo, oferecendo aos consumidores descontos acentuados, que normalmente reserva apenas aos seus funcionários. "e tudo isso em meio a um cenário onde a força da toyota se faz sentir, acelerando para ultrapassar este ano a GM como maior montadora do mundo.

“ford e chrysler foram forçadas a igualar as ofertas, o que fez as vendas decolarem. mas as vendas despencaram praticamente no momento em que as ofertas acabaram, e o truque fez pouco para ajudar a GM ou a ford a afastarem a ameaça representada pela toyota. nos anos 80, a forma encontrada pela Ford para enfrentar a toyota foi o lançamento o sedã Taurus, que inicialmente superou em vendas o camry da toyota.

para tentar reverter a situação, a ford lança uma primeira onda de novos veículos, que visam recuperar pelo menos parte de suas vendas perdidas. eles incluem um crossover chamado edge, assim como o MKX, um substituto para o utilitário esporte lincoln aviator, e o ford reflex, um carro conceitual cujas portas que abrem para cima mostram que a ford acredita que um automóvel pequeno ainda pode ser criativo.

detalhes do "way forward" (caminho à frente), nome do plano de recuperação inclui fechamento de fábricas, milhares de demissões, novas imagens para as divisões ford elLincoln-mercury, assim como um esforço renovado para enxugar a empresa, reduzindo despesas e eliminando "funcionários de colarinho branco".

e depois agente ainda fica puto com aqueles nossos clientes miudinhos que nos mandam esquecer a criatividade porque o negócio é preço, preço e promoção e pronto, como detalhe. justifique-se que com eles não tem crossover não.

nem todo cliente tem os olhos abertos da toyota. arigatô, sayonara!

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