quarta-feira, janeiro 18, 2006

dichionário

diretor de criação é director criativo, nem sempre, em ambos os casos.
trilha sonora é banda sonora, assim como história em quadrinhos é banda desenhada.

uma coisa com graça, engraçada, é uma coisa com piada, tem piada. muitas piadas não tem piada alguma, com por exemplo você contar, por mais piada que tenha, piada de português. até porque as melhores são desferidas pelos próprios portugueses rumo aos alentejanos que são uns tipos muito, mas muito porreiros(veja dichionários anteriores), primos-irmãos dos nossos capiaus, que invariavelmente nos fazem de bobos toda vez que nós, só porque somos citadinos,nos achamos mais espertos que eles. vai acontecer com você quando contar as tais piadas, ate porque nunca o brasil foi uma piada tão grande sem a menor piada, apesar de no campo político parece que portugal anda a nós copiar depois de copiar-mos nós a eles por um bom tempo.

já chopp: fino, no porto. imperial, em lisboa. o contrário ninguém lhe obedece. não há equivalente pra " me dá um chopps e dois pastel" que é como os" paulistas do brás ou bexiga", bairros de imigrantes italianos, costumavam falar. agora, até motoboy fala. boy em portugal é paquete, lembra da cera parquetina,? tá bom você não tem cinquenta anos, nem lê sobre publicidade, para saber oque se fazia de melhor no passado. azar o seu. e moto em portugal, para os mais velhos ainda é mota, que não tem nada a ver com sobrenome.

carucu com dois ovos ? se você pedir isto vai ficar com cara do nome da cerveja, que é uma cerveja preta brasileira, meio amarga, que durante certo tempo era o tonificante de quem trabalhava como pesado, principalmente estivadores que são os carregadores que trabalham no porto que este verbete não pesquisamos ainda. aliás, ovos pela manhã não são hábito no pequeno almoço, que é como se chama café da manhã em portugal. inclusive eles não usam o termo estrelado ou frito mas os fazem em azeite a vontade o que é uma dádiva, já que por cá o azeite que usamos é tão ruim que neles nada bóia.

bóia é algo que flutua, certamente. mas é também como chamamos gororoba, comida, prato de não muita qualidade, como os servidos na tropa - tropa é quando se está no serviço militar, na tropa pois - o popular, agora, PF (prato feito) para além da câmara de ar dos pneus que os garotos pobres, como em africa, usam para inflar o mar com sua alegria.

falando em comida, se você vir os portugueses tomando café da manhã vai ficar matutando, que é pensar uma coisa meio sem saída, ou encafifado: como eles engordam? se comem, de manhã-de manhã-feito passarinho, um cafezinho puro e muitas vezes só isso, quando muita fome não pede um croisant com um queijinho. mas espere só até o jantar, aliás se puder faça-se convidado a uma jantarada: é comer e chorar por mais, como se diz lá quando uma prato é muito gostoso. e lá, em qualquer tasca, come-se bem, salvo se o cozinheiro ou cozinheira estiverem mal dos cornos, quer dizer da cabeça, principalmente se for por conta dos palitos. palitos, em portugal é chifre, aquela coisa que muita gente procura em cabeça de cavalo, e acha, principalmente em cabeça de cavalo traído.

então, tchim-tchin que é o nosso tim-tim, quando brindamos: que nossas mulheres não fiquem viúvas!

2 comentários:

Anônimo disse...

Bué de bom. Maneiro. Ou, regionalizando, tri legal.

Totalmente inspirado, o Fred Saldanha tenta fazer coisas do tipo, com direito a livrinhos-esponja e tudo, mas sem piada nenhuma. Podia mostrar a ele como é que se faz. hehehe

celso muniz disse...

o fred saldanha é mais uma ilusão de ótica do nosso edson athayde. e quem dá luz a cego, é begala ou santa luzia.