terça-feira, janeiro 31, 2006

é o sílvio mas não é o santos

O mundo do marketing e da propaganda no Brasil tem o péssimo costume de ser essencialmente auto-laudatório e badalativo. As vaidades e os interesses comerciais e de carreira impedem que se reconheçam publicamente os erros, mesmo aqueles que internamente chegam a provocar de puxões de orelha a demissões de executivos.

Isto explica (mas não justifica) porque tão raramente aparecem comentários críticos sobre marketing ou propaganda na nossa imprensa (com gloriosas exceções, como a do jornal Propaganda & Marketing!).   

Ora, nos Estado Unidos, pátria do marketing, isto não é assim. Críticos do marketing e da propaganda escrevem em diversos veículos, e o mais famoso desses críticos é Gordon Lewis, cujo brilhante livro Marketing Mutilado acabamos de editar no Brasil.

Por isso, um profissional de marketing americano que leia português (se é que existe algum) e acompanhe as nossas revistas e jornais irá pensar que todas as empresas e agências de propaganda do Brasil são perfeitas e que todos os seus profissionais são gênios que nunca erram, pois só se fala nos prêmios que ganharam e nas contas que conquistaram. Quando uma conta troca de agência, é porque houve "reposicionamento estratégico", ou por "alinhamento", nunca porque algo não estava dando certo.

sílviio lefèvere, na apresentação do porque das derrapadas, no frontspício do seu site derrapadas de marketing.
 

Nenhum comentário: