sexta-feira, janeiro 13, 2006

orgulho de não ser nordestino ou o pior do brasileiro 2

saindo do tal supermercado que quer encher os bolsos demagojizando o bairrismo em causa própria mas que trata seus consumidores com o desprezo com que se tratam "paraíbas" - nesta hora cadê o orgulho ? - rumo a uma esticada de reconhecimento mais a frente para constatar que dos estragos na orla que se verificam nas praias de rio doce, janga, pau amarelo- nem sigo mais para conceiçâo e maria farinha - o mar tem sido acusado injustamente. é o homem, e a má gestão pública e urbana que transforma o pedaço numa cloaca sem tamanho.

deixando o fedor de lado,e os canais que jorram merda para as praias, chego ao forte de pau amarelo, construção herdada dos portugueses, que o patrimônio histórico entregou a própria sorte, apesar da placa de obras restauradoras.

não sinalizado e sitiado por um sem-número de barracas, bodegas, fiteiros, bares, tapumes e cortiços, e o que mais se pensar, inclusive roubando sua outrora vista para a praia. praia que foi invadida irregularmente por estes estabelecimentos já que o forte não tem guarnição física ou cultural para evitar mais este tanto.

sinto vergonha de constatar que, enquanto em santa catarina, por exemplo os fortes e guarnições mantém-se altaneiros como marcos e marcas da cicatrizes do semblante ainda turvo da nossa história, aqui, orgulho de ser nordestino ? fazemos verdadeira putaria da nossa história - descaso só não basta - como se nãoo bastasse uma história de putarias outras que andam nos contando.

Nenhum comentário: