quarta-feira, janeiro 11, 2006

dichionário

chupa-chupa: o nosso conhecido pirulito.

já agora, por cá temos o xup-xup,como é conhecido em algumas localidades o "dim-dim".
o dim-dim é um picolé, de fabrico caseiro, cuja peculiaridade é ter o formato de um pirilau médio. talvez por isso seja também chamado de tabu noutros sítios. afinal, sair despreocupadamente, e em público, com um xup-xup na boca ainda é tabu para muitos.

dim-dim , também é dinheiro, dinheiro é estaleca em portugal.
pirilau é o cacete, quer dizer: pênis, eufemismo pra caralho.
cacete, além do orgão sexual também significa porrada. portanto de um jeito ou de outro levando cacete você vai ficar com "dores nas costas".

sítio é lugar, em portugal, vamos aquele sítio, vamos aquele lugar.

porreiro é uma coisa, sítio ou tipo legal,
uma coisa legal também é fixe. cool.
tipo, é um cara ou o cara.

bolo rei é quase um panettone.
e aspone, é assessor de porra nenhuma, espécie que nasceu nas repartições públicas mas hoje instalou-se no marketing de muitos clientes e começa a vingar nas agências.

agências? bem já foram quase tudo quando não queriam ser quase nada. agora,que querem ser quase tudo estão competindo duramente com o quase nada. enfim. já não são mais o que eram dos dois lados do oceano. melhor definição, quem sabe nas próximas edições do dichionário

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente isso aí.

Tá engraçado, com piada, mesmo.

Alex Camilo disse...

xup-xup que é din-din na paraíba, xup-xups em Minas gerais, dudu em Pernambuco, flau em Alagoas, gelinho em São Paulo, Sacoléa no Rio de janeiro e tem quase tantos nomes quanto pirilau em portugal, pomba na paraiba bilau em Minas Gerais, Rola em Pernambuco, Bimba em Alagoas, pinto em São paulo, cacete no Rio de Janeiro...