quinta-feira, janeiro 12, 2006

afinal, pensar é perigoso

semana passada, sim, foi matéria do bluebus, edge, o site, perguntou a cientistas e intelectuais qual a idéia perigosa que cada um é capaz de imaginar.

daniel gilbert, psicólogo e professor de harvard, tido com um dos quatro mais importantes na área de psicologia social da atualidade, créditos da revista psychological inquiry, respondeu :

“Perigoso quer dizer que é possível de causar grandes danos. A idéia mais perigosa é a única idéia perigosa: a de que idéias podem ser perigosas.

Vivemos num mundo em que pessoas são decapitadas, presas, demitidas e censuradas simplesmente porque abriram suas bocas, mexeram os lábios, vibraram algum ar. Sim, estas vibrações podem fazer com que nos sintamos tristes ou burros ou alienados. Dane-se. Este é o preço de entrada no mercado das idéias. Comentários odiosos, blasfemos, preconceituosos, vulgares, rudes ou ignorantes são a música de uma sociedade livre. É o constante discurso de idiotas que mostra que estamos numa sociedade livre. Quando todas as palavras em nossas conversas públicas são justas, boas e verdadeiras, é hora de fugir”.

com isto tudo fiquei a pensar se sou perigosamente idiota ou se idiotamente perigoso.

penso, logo, desisto ou resisto? existo ou apenas insisto?

Nenhum comentário: