quarta-feira, junho 08, 2005

visto de entrada

o brasil não é o país de antônio carlos jobin. é o pais de hermeto paschoal. é é por isso que os portugueses e os próprios brasileiros jamais entenderão o brasil para além do mau folclore, do exotismo e sub-desenvolvimento hiperbolizado em bundas, malandragem, violência e praias de areias quentes com palmeiras, que alguém tem de repetir infindávelmente que coqueiros não são palmeiras e que salvador, não é são salvador da baía.
como se poderia explicar que um albino de instalação trocada(caôlho) poderia levar a força da negritude tão longe de maneira tão universal a partir da aldeia de uma escaleta(porrinhola) tanto que foi roubado a ponto de ter músicas suas gravadas por miles davis mas atribuidas a miles ? porque hermeto estaria miles e miles longe ou à frente ?
hermeto é conhecido, também, como o bruxo. para quem não acredita nisto, após a morte de uma companheira de décadas, hermeto ama novamente e é amado por uma jovem deslumbrante que deslumbrantemente passou a tocar cada vez melhor por influência do homem que tira sons de porcos e galinhas,e presumo, maravilhosos de mulheres, senão ? não, o brasil não é o país de antônico carlos jobin. isto é coisa de carioca que perdeu o estado e consequentemente o status. a música brasileira hoje, ontem e amanhã, é hermeto. e, se a elite pernambucana não se armar em mais estúpida do que é, a música pernambucana seguirá seu rastro. outro dia destes vamos falar da música de portugal que minimamente brasileiros não conhecem. e portugueses idem. estão todos ainda? a ouvir bandas inglesas ou cópias portuguesas delas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Hermeto é pura inspiração criativa. Vi um dueto dele com a nova mulher, bem bom.

Musicalmente falando, Pernambuco tem algumas das coisas mais interessantes produzidas no Brasil. Ou alguém duvida de que o manguebeat foi uma lufada de ar fresco na mesmice que a música estava se tornando? Eu sou fã.

Sobre a música (rock) portuguesa, há muita coisa boa. Pena que o pessoal sinta tanta vergonha de cantar em português, e que todos justifiquem as letras em inglês como "mera opção estética". Ora, "Clã" e "Três Tristes Tigres" são excelentes esteticamente e cantam em português.

Desculpas à parte, sim, em Portugal se produz algumas das boas coisas do indie rock inglês.

Anônimo disse...

Complementando: é uma pena que tenha tanta coisa boa em Pernambuco e o pessoal continue olhando tanto pra Bahia.

celso muniz disse...

eu diria - e alguém tem alguma dúvida de que sou de dar graxa, mesmo quando gosto ? - parafraseando caetano, que portugal é um país musical que não é normal. esta lorota da musicalidade brasileira como característica da raça é tão rançosa quanto acharem que somos vagabundos. nós somos. mas somos muito mais do que isto. quando você encher o peito por conta de falarem da musicalidade, da riqueza, da harmonia da música brasileira - normalmente a de elite - pense que o ar pode ser mais fedorento do que o encausado. "basta ir" à africa, a índia, a irlanda, para você ver que tem música no ar.
qualidade de música o brasil tem. tá bom. mas não ouvir os outros é a maior prova de que desafinamos feio em nos achar superiores por isto e que a nossa música é superior a todas as outras. o que temos de melhor é esquecido ou não é tocado. vasta burrice, inclusive comercial em tempos de globalização. tive diversas crises de cólicas em portugal ao ouvir a diluição da diluição dos axé-bunda-music, cantados por uns espertalhaços brasucas que resolveram abanar o cu além-mar. mas o pior é que o "povo" portugues adorou. eu heim!´e depois odiavam a sua própria música pimba! haja xutos e pontapés, em todos os sentidos, incluindo as festas das fitas. muito mais honestos e digestíveis por sua honestidade em saberem-se limitados mas cheios de vontade de tocar para se divertir, tomar uns copos e aquelas coisas mais que uma banda de rock pode fazer.além disto que merda de música é esta que precisa um frank sinatra gravar o jobim, olha a casa grande e senzala aí gente, para obter o reconhecimento da nossa elite. sei não, mas as vezes me baixa um espírito do tinhorão.