os gurus foram em tempos bagwans hirsutos que habitam zonas remotas do subcontinente indiano com fácil acesso a uma provisão rica de estimulantes mentais e um stand da rolls-royce. hoje, os gurus são muito menos coloridos. na verdade, trata-se em geral de consultores de gestão ou acadêmicos de escolas de gestão. o percurso para o estatudo de guru é arranjar uma expressão chamativa(puristas da língua inglêsa escusam de se candidatar); escrever um livro(ou empregar um escritor fantasma);promovê-lo até que chegue à lista dos mais vendidos(isto pode implicar muitos exemplares) e depois viajar pelo mundo a fazer seminários que repetem o conteúdo do livro. pelo caminho, é preciso negar incansavelmente que é guru – reduz a qualidade da sua investigação e a sua pureza intelectual. se tiver sorte, pode explorar o mundo lucrativo do guruísmo durante dois anos antes que as suas ideias sejam desalojadas.
as melhores citações de gestão. stuart crainer, biblioteca executive digest, o melhor do século XX, edição abril|controljornal. portugal.
por falar nisso, há quem diga que nizam deixou de ser publicitário para ser guru. homem de negócio que não sabe mais escrever anúncios ? mas também pra que ? dinheiro é coisa séria pois não ?
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