A Propaganda destina-se primordialmente a atender as aspirações de prazer das pessoas. Nesse sentido, ela é essencialmente estruturada sobre uma "promessa de benefícios" necessariamente prazerosa. Não se trata, aqui, de uma posição voluntariamente assumida ou de uma opção deliberada. Não! É a natureza intrínseca da Propaganda que passa pelo Prazer.
Assim, a Propaganda situa-se ao nível do onírico. Concede-se ao indivíduo sonhar através da Propaganda. Ou melhor: atende-se socialmente à sua necessidade de sonhar. A Propaganda é, portanto, uma forma institucionalizada de evasão, consensualmente autorizada, socialmente legitimada e eticamente permitida.
Enquanto não se compreende esse dado nuclear, medular, da Propaganda - não se terá compreendido o seu processo: como ela funciona, porque funciona.
Por isso, Propaganda e Otimismo constituem-se em simbiose. Também por isso, o publicitário é "o profissional do otimismo", "o profissional da prosperidade" etc.
Enquanto publicitário, você está irremediavelmente condenado ao otimismo ... Compreenda isso já ou salte fora. Viva a vida! Viva a Propaganda! Viva o Prazer!
cid pacheco. decano do planejamento no brasil. pai do ricardo bocão que mandou ver o primeiro ou um dos primeiros programas de televisão onde o negócio era surf. cid já tentou ensinar-me dúzia e meia de maneiras para se fisgar o consumidor tal qual aberturas de xadrez: humor, sexo, comparativo, testemunhal,etc,etc mas, jogador de dama, firo no máximo, dei de ombros e acabei perdendo as anotações que tem mais do que valor histórico. desde que internalizados e misturados a sangue e cuspe e não simplesmente puxados do fundo da gaveta. cid, com sua gravata borboleta, injetava na veia, apesar das eternas discussões de não cumprimento do briefing, um otimismo que continua abrindo asas ainda que saibamos que a vida das borboletas é curta. mas seu pacheco, faça-me o favor: não me coloque reticências no texto que eu lhe desato o nó.
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