sexta-feira, maio 20, 2005

me engana que eu gosto ou anti-jack, welch

Um líder pressupõe um seguidor. Um seguidor pressupõe uma escolha. Quem é coagido a seguir os propósitos, os objetivos e as preferências do outro não é um seguidor no verdadeiro sentido da palavra, mas um objeto de manipulação. O fato das duas partes aceitarem o domínio e a coerção também não altera substancialmente o relacionamento. O ato de liderar e o ato de seguir pressupõem que líder e seguidor tenham liberdade permanente para romper a relação e seguir outro caminho.
Um verdadeiro líder não pode ser obrigado a liderar. Um verdadeiro seguidor não pode ser obrigado a seguir. No momento em que isto acontece, não são mais líder e seguidor. Os termos líder e seguidor envolvem liberdade e pensamento independente de ambas as partes. Se o comportamento de um deles é forçado, seja por necessidade econômica ou por arranjo contratual, a relação passa a ser de superior/subordinado, administração/empregado, patrão/criado, dono/escravo. Todas essas relações são materialmente diferentes da relação líder/seguidor.
O comportamento induzido é a essência da relação líder/seguidor. O comportamento forçado é a essência de todas as outras. Onde o comportamento é forçado há tirania, mesmo que benigna. Onde o comportamento é induzido, há liderança, mesmo que poderosa.
Portanto lidere a si mesmo, lidere seu superior, lidere seus iguais, empregue boas pessoas e deixe-as livres para fazer o mesmo.
O resto é trivialidade.

Dee Hock .Fundador e CEO Emérito, VISA – Autor de o “Nascimento da Era Caórdica”.

4 comentários:

Anônimo disse...

Comento, depois de descobrir o que é "Caórdico".

celso muniz disse...

"Caórdico é o termo que Dee Hock criou (e registrou) para simbolizar a característica de uma nova ordem mundial, que seria a resultante da convivência harmoniosa do Caos e da Ordem. Na sua definição literal, caórdico significa: 1. comportamento de qualquer organismo, organização ou sistema autogovernado que combine, harmoniosamente, características do caos e da ordem; 2. não ser dominado nem pelo caos nem pela ordem; 3. característica dos princípios organizadores fundamentais da evolução e da natureza."
bull shit ?

Anônimo disse...

Ah, sim. Mas os anarquistas já tentaram isso, não?

celso muniz disse...

sim. mas alguém ainda sabe o que é ser anarquista ? bem, a minha melhor definição é o paul lafargue, que comeu a filha de marx - que o destestava - e escreveu o direto à preguiça. na falta de capital em espécie, visa. do you accept cards ?