quinta-feira, maio 12, 2005

a cara do amândio

Posted by Hello


pernambucano também português, dupla nacionalidade herdada de berço mas valorada por ralação em condições de imigrante com idas e vindas e muita pensão pelo meio, cardoso começou como atendimento na propeg. transmuta-se redator e inicia périplo na aporte. poder-se-ia até dizer que o aspecto de hulk do seu trabalho tem a ver com o bufa-desbufa de quem trabalhou com jardelino ou ângelos em nada angelicais. mas amândio tem personalidade mais ampla e salta da torre da madalena para a torre de belém. onde de cara, leva um barrote na markimage, que não sei se pior que seus antecessores, no processo de amálgama ou seria amasso do seu trabalho: o que é muita porrada prum sujeito só. dono de um sorriso que vi quase amargo várias vezes, como o “ginjinha” que se torna para os mais íntimos. é muito boa praça, o que me faz aqui e ali exageros pró. quer ser redator de talento, ainda que não o tenha de saída. por isso mesmo é adotado por muita gente, entre os quais anselmo cândido e cássio moron, referências d´outros tempos em portugal. mostra-me trabalhos há quase década. acho, ou melhor, achava que produzia textos desconexos às idéias, tanto na markimage como na ampla, onde nos encontramos em crise de retorno temporário. mas falava e fala delas com tanto entusiasmo, que até nos faz repensar que tem mais do que o jorro entre o non-sense e o ruim, coisa de tempos passados. confesso que disse para mim mesmo, duvido que ele consiga. apesar de uma vontade enorme e de uma paixão que vai se tornando quase-obsessão, pesar das crises aqui e alí, por conta de tudo o que faz e não acontece. mas quando se pensa que o danado não vai suportar o tranco, e vai desistir, lágrima quase pulsando menina dos olhos, cara inchada de tanta porrada e até mesmo humilhação, olha a cara do anúncio de novo, esquiva-se do nocaute e mesmo cambaleante, recusa jogar a toalha. retorna ao ringue uma vez mais e mais e mais vezes e diz que vai ganhar leão, isso já faz anos, quase uma promessa de vingança ao salário acachapante e de ombros com que muitos o tratam e trataram, inclusive em recife. leão não parece ser a luz no fim do tunel para ele, romanceio. é pretexto para sobreviver a tudo e a todos, introspectando a força do bicho, ainda que urre delicadamente apenas para os amigos que vai chegar lá, que vai ter o seu trabalho respeitado. zênite para o recomeço, literalmente amândio cardoso fez revolução silenciosa no conteúdo e forma do seu trabalho. e da visão da sua vida pessoal e profissional em portugal, ainda em curso, como mostra agora concatenado.
para mim amândio cardoso tem a cara de sempre. agora melhor com aquele sorriso maroto de quem continua, educadamente, a vingar-se silenciosamente de quem lhe teve desdém, o que não salva nem a mim que apenas fiquei no porém. saúda-me sempre pelo sobrenome - fala muniz ! sem sotaques de lá ou cá mas nunca falso.
se vai ganhar leão? ainda que não esbanje talento, não comprou nem vendeu-se por dinheiro. o que faz dele um. como não ? tá bom, short-list, eu já carreguei demais nas tintas a favor. estão calmos agora ?

p.s. a cara do amândio, também é a cara do daniel prado, diretor de arte brasileiro,ambos da fcb portugal. juntamente com o ginjinha, autor da série de quatro anúncios para a play-station, "descubra o outro lado", que já está ganhando mundo. daniel há de compreender, que este é um brinde muito particular. com aquele sabor amargo-doce da ginja, ainda mais carregado pela distância, o que pode ter me embriagado os fatos. mas a verdade sentou-se à mesa, nem que seja por alguns instantes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amandio é gente muito boa. Para além de grande copy. Acho que tá tudo dito. Ele merece.