domingo, maio 22, 2005

kiko zen é desligado. mas se liga. tem um k do sorriso da mona lisa.tá ligado ?

kiko tem a cabeça redonda. em tempos de são joão, basta-lhe um chapéu de palha. nem precisa do efeito banguela e lhe parecerá um autêntico capiau. kiko é desligado. mas cuidado, se liga. no fim da festa, salvo se você for o fodão do bairro do peixoto, somente kiko e alguns rapazes da banda terão comido as meninas. você, no máximo, cuspindo na calçada.

kiko é desligado. mas se liga. é antenado. seu riso é tino. evoca, apresenta, ilustra, diverte mas não bajula. kiko é desligado mas não ri à toa. se liga. não me lembro de o ter visto sorrindo amarelo; já em fogo sim. com certeza já devo ter sido vítima da sua ironia fina e constante. kiko desarma e intriga naturalmente. tem 30 anos mais ou menos, e sorriso de 7 aos 12. quando se descobre algo mais que travesseiros. não no riso, mas no olho de kiko, profissionalmente, já ví água do travo do saber que nunca mais voltará a ser tão-somente a criança não travessa. o homem, sim. está condenado. kiko é desligado. mas se liga. kiko não fica marcando passo.

kiko faz festa de despedida. ida para espanha. kiko é desligado. manda convite, não tem horas. mas se liga. kiko responde no ato. brinca com a minha brincadeira de dizer que ao fazer um convite para um evento sem informar as horas ele vai tomar esporro do atendimento. kiko é desligado. corrige o horário e confunde-nos o endereço ainda mais. é vassourinhas ou pitombeiras? pitombeiras no largo do amparo ? vassorinhas nos quatro cantos? kiko é desligado. mas se liga. todo mundo vai lá, salvo aqueles que não iriam nem com endereço, hora, rsvp e motorista à porta.

kiko largou vários cursos, entre eles ciências da computação, dá pra acreditar? computaçao ? afinal kiko não é desligado. se liga, kiko acaba por terminar um curso de que não precisa para exercer a profissão publicidade. seria cômico se não fosse trágico. com kiko fica só cômico. há dois anos pensa na melhor forma de dar uma volta na obrigação de escrever um monografia para aquela faculdade que cobra mais de 600 reais para fazer alunos atravessar ruas em lama. ainda mais caro por proibir quem quer que seja a entrar de bermudas, para cursar algo que vai levar mais de 99 por cento dos formandos a fama da lama. o que não sei se pior que a lama da fama. talvez por isso mesmo kiko não se preocupe em ser assistente de cozinha e lavar pratos. afinal, se na profissão se faz, aí sim, coisas muito mais vergonhosas do que isto que não o é, e sem se lavar as mãos a bôca, a bunda ou cú, inda menos a bôca, lavar pratos tem lá suas virtudes: pode-se sempre cuspir no prato que comeu e decidir se isto está limpo ou não.

kiko é desligado e faz disso seu aplomb. o que soa melhor ainda se não for consciente.que a sorte lhe respeite, eu rogo. kiko está fugindo da mediocridade. não a fuga da covardia. mas fuga da rebeldia ao seu jeito. o mesmo jeito que engendrou um consórcio de putas onde dez reais a mão renderam gozos bem maiores do que a aventura de um caralho num buraco de quem cujo nome não seria gentileza lembrar. dez rapazes? azar do último ou do primeiro? já que o trato é permanecerem solidários enquanto o último não gozar ao cabo de um por mês. esta turma, por certo, nunca mais comerá ninguém com todas as nuances da vida arrastadas e envoltas nos seus arfares. mas kiko também tem outras histórias fabulosas, entre as quais aquela, onde sem querer, quase forçado, foi sorteado com apenas dois ou quatro cupons depositados. apartamento luxuoso ao lado do mesmo shopping onde não queria fazer compras e que o deu-lhe de mão beijada, quase vingança ao seu desdém. é glorioso vê-lo contar que, ao saber do resultado, tremia de não acertar calçar os sapatos. o que foi feito pela ex-namorada. responsável por sua volta do estacionamento à urna. e penso que kiko acerta com as mulheres, já que ela ao contrário do que está na mídia, não cobrou-lhe por isso. kiko é desligado, não acerta calçar os sapatos. mas se liga. é um ap de três quartos no 10º andar.


kiko é desligado. mas se liga. diz que veio da lama, do mangue, seu bordão predileto que teimo em nunca acertar, se veio, se nasceu. sei que dito por ele tem uma enorme graça e força. mas kiko não nasceu de cú pra lua. comprova isto em sua decisão de partir para a espanha pegar touro à unha. e lá tambem seu sorriso poderá ser a sua moeda da sorte ou capa e espada. kiko é desligado. mas se liga. está na arena faz tempo.

kiko segue na quarta, às 14 horas via paris. kiko vai adorar a espanha, tem muito dele. mas paris é paris. todo ser humano deveria ir a paris várias vezes na vida, como devia ir a new york, a istambul, ao mogadício, ao irã, a líbia, ao japão, a uma vila de pescador nos açores ou na amazônia –nordeste é coisa de paulista bundão cada vez mais paulistas - penso em ir lá e dizer-lhe hasta la vista baby torcendo para que ele não me diga i´ll be back. na verdade havia pensado dizer-lhe isso no que escrevo apenas ou, quem sabe, o dizer-lhe na festa. kiko é desligado. mas se liga. eu sai da festa à francesa. sorriso do kiko me seguindo. minha presença não fará falta a ele. sou apenas um publicitário de passaportes cada vez mais não carimbados. kiko é desligado. mas se liga. eu não o sou. tenho os pés no chão enquanto kiko voa. kiko é desligado. mas se liga: está on air acima das nossas vaidades.

3 comentários:

Anônimo disse...

Celso, vc conseguiu descrever tão bem esta pessoa tão querida e desligada que é o Kiko. Já sinto saudades dele assim como de vc.
bjs saudades
Re
PS. ainda bem que eu "paulista bundona" já sai de Recife hahaha

celso muniz disse...

mas você será sempre uma bundona bem vinda, falando assim como só o kiko saberia.

celso muniz disse...

kiko é um daqueles tipos quase anônimos que conseguem brilhar mais do que as estrelas dos comerciais. quem é publicitário sabe da importância dele no grand cast humano. daí a sacada do vasco ? ainda que num plano de passagem, ele rouba a cena. como deve ter roubado na festa - eu sai antes lembram ? - ao fazer o que sempre dizia que queria fazer sem nenhum sorriso: ser band leader de um coletivo de reggae. deve ter sido o maior mico. kiko é desligado, e leva jeito de desafinado. mas ele cantou soul rebel, tá ligado? alguém duvida que a platéia pediu bis num frenesi de riso e sexo ?