sexta-feira, abril 21, 2006

você contrataria o diretor de marketing da GM ?

só um milagre – como o que salvou a CHRYSLER antes de ser vendida para a MERCEDES: um líder ensandecido, LEE IACOCCA, e muito dinheiro do governo americano, podem salvar a GM. Mas as perspectivas são as piores possíveis.

Tudo começou lá atrás com a FORD e com HENRY FORD. Que não inventou o automóvel, mas tornou o automóvel um produto desejado e que cabia no bolso dos consumidores da época. E assim a FORD reinou durante quase três décadas. Depois veio a GM, com o genial ALFRED SLOAN JUNIOR, que entendeu que existiam no mínimo 5 tribos diferentes no mercado, e assim, organizou as celebradas DIVISÔES da GM, cada uma com gestão própria e voltada para uma dessas tribos de consumidores. E assim a GM reinou por outras 3 décadas. E desde então nenhuma montadora teve uma oosição de domínio tão forte como conseguiram a FORD e a GM nos primeiros 50/60 anos da indústria automobiística.
Foi exatamente nos anos de glória e pressionada pelos sindicatos, num momento do mundo onde não se imaginava que o ser humano ultrapassaria os 60 anos de idade, que FORD e GM assumiram compromissos sociais que, hoje, as asfixiam e agravam ainda mais a perda crõnica de sensiblidade em relação ao mercado. Ainda recentemente, o autor de TIPPING POINT, e BLINK, MALCOM GLADWELL, afirmou, “GM e FORD estão condenadas ao desaparecimento se tiverem que honrar todos os compromissos de aposentadoria e assistência médica assumidos com seus aposentados”.

Esse problema, por si só já seriam suficientes para atrapalhar a vida das duas montadoras. Mas, e além desse, e como afirmamos anteriormente, talvez por velhice, num mundo onde os ciclos empresariais, como dizia DRUCKER meses antes de morrer, são cada vez mais curtos, os sentidos foram se enfraquecendo, e os erros se avolumando.

Em recente artigo para ADVERTISING AGE, o autor de POSITIONING, MARKETING DE GUERRA, e ORIGEM DAS MARCAS, AL RIES, lembrou a todos que nos últimos 10 anos a GM investiu US$ 33 bilhץes em comunicação para provar aos americanos que a empresa fabricava os carros de melhor qualidade, com a melhor relação custo benefםcio. Não conseguiu convencer. Pelo valor de suas ações em WALL STREET, nos últimos meses, a GM conseguiu a proeza de investir em comunicação nos últimos 10 anos 3 vezes o que vale capitalizando-se sobre o valor de suas ações. só no ano passado, 2005, a GM perdeu US$ 8,6 bi. E não há a menor perspectiva que essa tendência vá se reverter em curto prazo.

Curiosamente, e depois de tanto investimento para provar que fabricava os melhores carros, as pesquisas das publicações americanas especializadas não registram a presenחa de nenhum dos modelos da GM nas primeiras colocações na oopinião dos consumidores. Na aguardada matéria de janeiro da revista CONSUMER REPORTS, onde a publicação baseada na manifestação de seus leitores previa os modelos de maior sucesso no ano, nos 10 primeiros lugares só figuram carros japoneses...

Assim, e não obstante todo o brilho de um passado distante, só um milagre – e faz tempo que não acontecem milagres – será capaz de salvar a GM da “bankruptcy”, conforme matéria de capa da revista FORTUNE.

MML – BETH CHANDLER, BOSTON, USA, especial para o MADIAMUNDOMARKETING.

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