quarta-feira, dezembro 27, 2006

da série, direções de arte pra lá de vendedoras III


No Brasil, muitas campanhas institucionais como esta têm sido feitas, mas, infelizmente, além de belos anúncios e autopromoção para quem assina, a maioria delas acaba resultando em nada. Sou prefeito de Salvador, uma cidade que possui um patrimônio que não pertence a ela mas ao mundo: o Pelourinho.
Hoje, 30% deste território estão em ruínas. Com seus próprios recursos, a Prefeitura tem feito o que pode. Desde o escoramento de 187 casarões, o que tem evitado novos desmoronamentos, até o desenvolvimento e uma tecnologia própria para recuperação do casario.
Entretanto, pelo tamanho da própria área a ser restaurada, a Prefeitura de Salvador, mesmo com as verbas que tem recebido do Governo Federal, não pode arcar com a tarefa de recuperar o Pelourinho sozinha.
Por isso, venho aqui me dirigir à opinião pública e às empresas de todo o Brasil.
A campanha We are the World, realizada por grandes artistas internacionais, foi uma bela mostra da força que tem um mutirão. E é de um mutirão como esse que o Pelourinho precisa.
O Pelourinho não precisa só de raras e gigantescas doações, mas de milhares de pequenas, médias e até grandes contribuições vindas de todas as partes.
E não só de doações, mas também de empresas que queiram investir nele.
Afinal nosso Parque Histórico é visitado por milhares de pessoas, durante o ano inteiro, vindas de todas as partes do mundo. É um lugar extraordinário para investimentos culturais e turísticos. Como hotéis, restaurantes, galerias, centros de convenções, venda de produtos tipicamente brasileiros e comércio em geral.
Para orientar as empresas interessadas, criamos um Bureau de Captação cujo endereço você vai encontrar no cupom abaixo.
Entrando em contato com esse Bureau, por carta ou telefone, você vai receber todas as informações que precisar ou, até mesmo, uma visita nossa, caso seja necessária.
Sei que o atual momento econômico é ingrato para pedir dinheiro à população e às empresas, mas o Pelourinho que já esperou durante centenas de invernos, não pode esperar mais.
Além de doações e investimentos peço aos formadores de opinião que nos ajudem a mobilizar o país.
Peço a toda imprensa brasileira, aos artistas, sempre tão sensíveis a causas como essa, aos comunicadores de rádio e televisão que divulguem nossa campanha e entrem nesse mutirão.
Todo o plano piloto do Parque Histórico do Pelourinho e a técnica de restauro são de autoria de Lina Bo Bardi e do arquiteto João Filgueiras Lima, que estão permanentemente atentos para que este Parque Histórico não seja reduzido à condição de um parque de diversões turístico.
A presença de nomes de inegável seriedade como o deles atesta o que pretendemos fazer aqui.
Desde já agradeço ao Presidente Sarney, ao Ministro Prisco Vianna, às construtoras Suarez, Sérvia, OAS, Góes Cohabita, a Julio Iglesias, CBS, Washington Olivetto, Andres Bukowinski, Chacrinha, Chico Buaque de Holanda, Editora Abril, à Rede Globo, Arnaldo Pappalardo, e à Fundação Gulbenkian que colaboraram para viabilizar essa campanha e o início das obras.
E, em nome dos brasileiros do passado e do presente, peço a ajuda de todos. Porque os sobrados e igrejas do Pelourinho bem sabem que dinheiro não cai do céu, mas chuva cai.

PELOURINHO. PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE TODO MUNDO TEM QUE PRESERVAR.

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