domingo, dezembro 10, 2006

da série, agências que não estão na moda, os dez mandamentos mais contemporâneos que conheço

1) tenha um ídolo
uma pessoa, um conceito, uma campanha que você admira, mas tenha um referencia.

2)acredite em você
seja o o melhor em que você puder ser.
um dia, você vai ser melhor do que seu ídolo.
até porque, por melhor que seja seu ídolo ou referência, pode ser tudo, mas jamais poderá ser você ou o resultado do trabalho que só você poderá fazer.
acredite nas suas idéias
nunca aceite apenas um não. o não é assassino.
mas se por trás do não existir uma boa aplicação ou raciocínio que convém a você, você tem mais do que um não, você tem um novo briefing e vai poder fazer melhor.

3)seja uma esponja
abosorva tudo, tudo, propaganda, tecnologia, sociologia, pornografia, histórias em quadrinhos, gaffitis, os clássicos, os best-sellers, jornais, revistas, vídeo, política, antropologos, bicheiros, música erudita, pagode, freud e a vizinha, tour d´argent em paris e botequim pé sujo da esquina, umberto eco e gugu liberato, shopping center, e padaria, supermercado e camelos.

4)faça mais, sempre,mais
vista a camisa de cada produto, serviço ou problema.
uma idéia sempre pode ser melhorada.
mesmo depois de pronta.
mesmo depois de veiculada.

5)aprenda as regras da profissão
uma por uma. aprenda todas, e se for preciso, quebre todas.
mas depois de aprender, e se for preciso.
com conhecimento e consistência.
e nunca se esqueça que as regras da profissão são muitas vezes a sua melhor arma.

6)mergulhe no problema a ser resolvido
e vôe para fora dele.
mas nunca mergulhe tão fundo que não possa voltar.
nem vôe tão alto que não possa descer.
as soluções estão sempre dentro do problema e não fora dele.
mas as vezes é preciso sair dele para ver melhor.

7)cuidado com o poder da publicidade
a nossa profissão dá muitas vezes a sensação de poder. e o poder é perigosamente traiçoeiro. recomenda-se o seu uso com alta dose de moderação. aliás, a humildade às vezes pode garantir um leão em cannes no ano seguinte. relativize a importância da publicidade. antes de se achar o máximo. lembre-se que a áfrica e o piauí são aqui ao lado. mas, ao mesmo tempo, tenha sempre a certeza de que é o máximo trabalhar numa profissão que mexe com o coração , o fígado, o mente e as fantasias de milhões e milhões de pessoas.

8)não seja gênio
ninguém, nem o gênio, consegue ser genial todo o dia.
o importante não é o brilho ofuscante ou o estrelismo de um dia.
mas a conduta e o caráter, a qualidade média acima da média e ao longo do tempo.
não queira ser uma estrela mas um planeta.

9)trabalhe 24 horas
se possível invente a 25a hora. a comunicação e a idéia não tem hora nem lugar para acontecer. pode ser no escritório, em casa, na rua, no botequim, na praça ou no banheiro. e tenha uma relação de amor com o trabalho. ninguém faz bem a quem não ama. lembre-se também que a relação com um cliente, qualquer cliente, é feita de mil e um detalhes. sem a confiança dos dois lados, nada dará certo.
finalmente nunca se esqueça de que - mais do que a criação - as pessoas e sua inteligência são o princípio maior de uma agência.

10)seja honesto, diga a verdade.

"das dez mil coisas que aprendemos em muitos anos de contemporânea aqui estão 10 para vocês".
extraidos do site da contemporânea(os grifos são meus).

Um comentário:

Anônimo disse...

Não estão na moda mesmo. Faltou um:
" Tenha um blog, ataque como DJ de rockabily nas horas vagas e monte um portifólio de T-shirts bem hype."