sábado, dezembro 30, 2006

1988. o ano em que fomos felizes(mas não para sempre) ou o final da série, direções de arte pra lá de vendedoras , também em dose dupla

agência: w/ggk. diretor de criação: washington olivetto. redator: nizan guanaes. direção de arte: kélio rodrigues. produto: (campanha para recuperação) pelourinho.

alguns dos clássicos da nossa propaganda( e da propaganda mundial) são basicamente texto e um conceito título. e não se pode dizer que isto aplica-se tão-somente a anúncios. hitler o nosso filme mais admirado internacionalmente é, também, basicamente um “filme de texto”.

durante a publicação dos “ all-tapas”, série de artigos que abordamos o desatino das opiniões sobre os anúncios que ninguém lê(muito texto, dizem os(maus)diretores de arte) várias campanhas e anúncios nos vieram a memória e publicamos alguns, mesmo correndo o risco de parecer campanha de redator pelo redator, até porque publicamos a campanha quase ingênua do andré martins em prol do redator, ele mesmo.

outros anúncios impagáveis poderiam ser publicados. 2007 será um ano longo. não faltarão oportunidades— para os diretores de arte também. afinal, se anúncio sem texto é mal das pernas, anúncios sem direção de arte, é mal dos braços, ambos da cabeça.

por ora, destacamos esta campanha, um clássico segundo alguns, até porque reúne aqueles que são considerados os dois maiores nomes da nossa propaganda, e da propaganda mundial, em algo mais básico impossível: o famoso saia e blusa sem nenhum floreio, artifício, sacada ou truque.

washington e nizan, auxiliados pela direção de arte do kélio rodrigues, de uma obviedade a serviço do texto, e do resultado do anúncio, de tal forma impressionante, que valeu ouro no décimo terceiro anúario do ccsp para cada um dos oito anúncios. e os resultados, você pode constatar hoje no pelourinho.

fim de ano, vésperas de começo de outro, não é o tempo julgado adequado para olhar para trás, salvo nas famosas retrospectivas de final de ano. não é o caso. mas é o caso de se perguntar: como se resolveria hoje uma campanha que tivesse os predicados como esta?

os publicitários de hoje e do amanhã, cada vez mais voltados para o uso da imagem pela (inebriação) imagem poderão respondê-lo com o brilho do passado?

que o futuro não seja então o sub-texto opaco das imagens do presente.

ou, como bem diz a campanha do pelourinho: bom copy, patrimônio da boa publicidade. todo mundo tem de preservar.

O Pelourinho não é apenas o Centro Histórico de Salvador mas o centro da história colonial do Brasil.
Ele foi a Av. Paulista do passado, quando Salvador era a maior metrópole do Atlãntico Sul e a maior cidade do Império Português depois de Lisboa.
Em 1985, o Pelourinho foi reconhecido pela UNESCO como patrimônio da Humanidade para alegria e vergonha de todos nós.
Alegria por ver sua importância reconhecida pelo mundo. Vergonha, por saber que além de tombado pela UNESCO, o Pelourinho está sendo tombado também pelo tempo.
Hoje, 30% desta área, o maior conjunto barroco da América Latina, está em ruínas ou prestes a ruir.
Devido à crise que o país está atravessando e o tamanho do próprio território a ser recuperado, é impossível para a Prefeitura Municipal de Salvador assumir sozinha esta tarefa.
Não cabe agora encontrar culpados para tanto abandono. Nesse momento o Pelourinho não precisa de discursos, denúncias ou críticas.
Ele precisa de ação.
Precisa de agilidade e dos investimentos da iniciativa privada, do talento, da sensibilidade e da coordenação de técnicos que saibam recuperá-lo, sem transformá-lo num muser ao ar livre ou reduzí-lo à condição de um simpres parque de diversões turístico.
O Pelourinho precisa de empresas que queiram patrocinar ão só a recuperação de suas casas e quarteirões, mas também de sua gente. Aproveitando com seus investimentos o enorme contigente de mão-de-obra local, que hoje vive á, tão marginalizada quanto a própria área.
Todos os anos, milhares de pessoas do Brasil e do mundo inteiro passam pelo Parque Histórico do Pelourinho. O que o torna um lugar ideal para investimentos turísticos e culturais.
Para incentivar seus investimentos, a Prefeitura de Salvador transformou toda área do Parque, numa minizona franca, isentando as empresas que queiram se instalar nalea de impostos e taxas municipais.
Além disso, a Prefeitura e a fundação Gregório de Matos, também responsável pelo projeto criaram um Bureau de Captação para orientar as empresas interessadas de como fazer as suas doações ou investir no Pelourinho.
Enfim, o Parque Histórico do Pelourinho precisa de todas as pessoas.
De pessoas físicas e de pessoas jurídicas como a Construtora Suarez que, com sua doação, viabilizou esse anúncio para arrecadas outras doações. Precisa dos baianos, dos brasileiros, e de todos. Porque o Pelourinho está na Bahia mas pertence ao mundo inteiro.
E, por isso mesmo, todo mundo tem que preservar.

PELOURINHO. PATRIMÕNIO DA HUMANIDADE TODO MUNDO TEM QUE PRESERVAR.


Em 1985, o Pelourinho, o maior conjunto barroco da América Latina, foi reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Mas, apesar disso o lugar onde o Brasil nasceu continua morrendo a cada dia. Centenas de suas casas, sobrados de valor incalculável continuam tombando a cada inverno.
Agora, a Prefeitura Municipal de Salvador e a Fundação Gregório de Matos, estão mobilizando o empresariado e a opinião pública nacional para recuperar o Pelourinho. É verdade que o momento econômico do Brasil não é dos mais apropriados para pedir doações a pessoas e empresas. Mas acontece que o Pelourinho não pode mais esperar. E, se cada um ajudar no que puder, o que parece impossível hoje, pode ser tornar possível amanhã.
Com os benefícios da Lei Sarney sua empresa pode ajudar a recuperar igrejas centenárias e casas de grande importância histórica, como a do poeta Castro Alves ou a que hospedou D.João VI na sua passagem pela Bahia.
O Pelourinho é também um excelente local para investir. Todos os anos e durante o ano inteiro milhares de pessoas do Brasil e do exterior visitam nosso Parque Histórico. O que faz dele um lugar perfeito para investimentos turísticos e culturais.
Sobram turistas e faltam hotéis, restaurantes, teatros, casas de câmbio, galerias de arte, centro de convenções e eventos.
Sobram turistas e não falta mão-de-obra. Há centenas de costureiras, quituteiras e cozinheiras de mão-cheia, artesãos de talento, artistas populares. muita gente simples mas que quando orientada e motivada pode fazer coisas incríveis como o desfile das escolas de saba do Rio, por exemplo, que é dirigido, coreografado e produzido por gente simples também, mas que deslumbra o mundo com sua criatividade.
Que as empresas façam doações e investimentos, como a Construtora Góes Cohabita que com usa ajuda viabilizou esse anúncio para arrecadar outras doações. Que os artistas façam show, que os socialites façam leilões e festas, que os intelectuais, estudantes, sindicatos se mobilizem. Que todo mundo faça alguma coisa para dar vida ao lugar de deu vida a todo povo brasileiro.

PELOURINHO. PATRIMÕNIO DA HUMANIDADE TODO MUNDO TEM QUE PRESERVAR.

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