quarta-feira, setembro 06, 2006

chuva de meteoritos

1. Se tenho alguma virtude, é a de saber ouvir. Adoro ficar quieto no meu canto ouvindo as pessoas, independentemente de quem seja, dizerem o que pensam e o que sabem. E tenho aprendido muito, com isso.

Foi assim, ouvindo, lendo, experimentando, que formei, há alguns anos, a opinião de que as agências de propaganda (ou de publicidade) deveriam se reinventar e passar a encarar a comunicação como um processo, tornando-se, inclusive, empresas de comunicação de marketing.

Já nos meus tempos de ESPM eu troquei, nas minhas aulas e palestras e nas colunas que escrevi, a expressão “agência” por empresa de comunicação. Não colou. Como costuma dizer o Nizan Guanaes, nossa atividade é conservadora demais.

Mas parece que isso está mudando.

2. Nestes últimos dias as notícias não param de chegar:

. Em Amsterdan e agora em Nova York, a Strawberry Frog, empresa que questiona o processo comunicação utilizado atualmente pelas agências e pelos anunciantes em geral, não para de crescer. “Durante anos”, declarou a Meio&Mensagem (07/08/2006) Kevin McKeon, criativo e sócio da Empresa, “anunciantes de porte foram às maiores agências e receberam sempre a mesma coisa. Agora está surgindo a consciência de que esse formato não funciona mais.”

. Dream Factory, empresa do Grupo Artplan especializada em Entretenimento, está ampliando sua atuação com a abertura de Escritórios em S. Paulo e Madrid.

. A Mega, de S. Paulo, anuncia grande desenvolvimento e uma carteira respeitável de clientes, trabalhando com job para eles.

. A Vida é Bela, empresa especializada em marketing Experiencial sediada em Portugal, acaba de se instalar no Brasil.

. A Full Jazz criou a Full Jazz Comunidade e a Full Tecno. E não para de crescer.

. Bob Greenberg, criador de efeitos especiais para filmes como Alien, Predador e Zelig, prevê: “o atual modelo de televisão será totalmente modificado; as revistas impressas, como existem hoje, vão sumir. O comercial de trinta segundos também não deve durar muito. Até o filme, no que tange à tecnologia de captação de imagens, vai desaparecer.”

. Todas as empresas ligadas à Grey Worldwide estão sendo unificadas sob a marca G2. No Brasil, G2Zest.

. O Grupo Interpublic promoveu a fusão da Draft, empresa de marketing direto, com a FCB. No Brasil, Giovanni FCB.

. A Neogama/BBH anuncia que acabou essa história de above e below the line. Agora, as ferramentas de propaganda de massa e de outras disciplinas do marketing estão integradas em um único processo, dentro da estrutura da agência.

. Há pouco a DPZ rompeu a tradição de não ter uma segunda empresa e lançou a Samba, empresa de marketing promocional.

. O GrupoTotal criou a One Stop e promete, para breve, outras novidades.

. O Grupo Ipy, do Nizan Guanaes, que já tem a DM9DDB, a MPM e a inovadora África, criou a B/Ipy, especializada em serviços de marketing.

. A Newcomm tem as empresas Dez Brasil, LongPlay, Wunderman, Maestro e Ação.

. A Ogilvy tem a Ogilvy One, Intractive e a Data Search.

. A Leo Burnett criou a Arc, especializada em serviços de marketing.

Etc, etc, etc.

. Chega ao Brasil a inglesa JF/Lau Comunicação. Ocupa o lugar da Avalanche, parte da rede The Law Firm que deixa de ser agência de propaganda e se especializa em branded entertainment – programas especiais, documentários, “com foco na marca do cliente”.

3. A questões são: como você se situa neste processo? Como a agência que você dirige ou trabalha enxerga o presente e o futuro?


"a nova era", do eloy simões.

qual é a nossa? mezozóica era? com a palavra a ala que faz da colagem da sigla abap as suas assinaturas, marco de uma nova era.

Nenhum comentário: