quinta-feira, novembro 09, 2006

quem pariu mateus que o balance(parte 2)

dar nome ao “negócio dos outros” já não e fácil. parece que complica quando o job é dar nome ao nosso. é quando o nosso negócio é publicidade, vá lá, comunicação, o procedimento pode se tornar uma prosopopéia, uma nau catarineta, um verdadeiro tiro no pé com espingarda de 12. principalmente para quem posa de expert em cagar regras para os clientes, que diga-se de passagem, mais das vezes não estão nem nem aí para as nossas propostas especializadas, no que mais das vezes ultimamente fazem muito bem. não tivessem eles o nome do seu negócio costurado no bolso do colete, passando o job adiante apenas para fazer valer a sua escolha, tripudiando sob todas as “ defesas técnicas”, estas na maior parte das vezes chutadas por nomes outros cheios de nomes.

muitos nomes que você vê por ai – de agências - cuja exemplificação vai acontecer na terceira e última parte deste post, corroboram que não dá mesmo para dar se ouvidos a quem tem a capacidade de batizar seu negócio com tais epítetos.

por hora vamos a um exemplo de marca considerada mundialmente fenomenal, fantástica, cool, cult, e sem rival em sucesso, inovação e faturamento. só para se ver que nome, mais do que uma questão de elaboração pensada estrategicamente ou gosto, é uma questão de desgosto. e grandes. já que gosto se discute sim. e sua formação e desenvolvimento tem causas facilmente detectáveis e corrigiveis, principalmente em meios onde ha estética também na educação e informação, formadores, disciplinadores de cultura, entre elas a cultura do bom gosto.

pois bem, finalizo hoje esta história de nomes com "historinha" igual a esta: " Um dia, estando já com três meses de atraso para criar um nome para sua empresa, um certo dirigente entrou no escritório e determinou: se até às 17h ninguém propuser uma idéia melhor, a companhia terá o nome da minha fruta preferida. Parece que ninguém se apresentou... E esta é a história para o nome da Apple Computers. O dirigente, claro, era Steve Jobs.

agora vá se preparando para a lista de nomes amanhã(só de agências) e me responda como aperitivo, se puder já agora, porque manguaça ou topada, alguém denomina uma agência de publicidade de "armação"?
seria por acaso uma paixão ilimitada pelo juba e lula? bem, nem o diretor de criação soube responder. arrisque você.

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