Será que os colegas publicitários pensam nas pessoas da Terceira Idade quando elaboram rótulos e embalagens? Terceira Idade, aliás, que algumas almas generosas preferem designar como a da “Melhor Idade”.
Melhor idade para o quê? Para ler, certamente que não!
Pois é geralmente na “Segunda Idade” que os óculos para leitura começam a fazer parte do nosso “uniforme” obrigatório. Daí para diante, a visão só tende a piorar.
Na Terceira Idade a seleção dos alimentos permitidos pelos médicos se torna cada vez mais restrita. Controles da glicose e do colesterol impõem novas regras. Isso quando os triglicerídios e o ácido úrico ainda não chegaram a níveis críticos. Aliás, sua uréia e creatinina, como estão?
Açúcar, não pode. Alto índice de calorias, não pode. Gordura vegetal, não pode. Sal é perigoso. Gordura animal é veneno. Cuidado com alimentos que contenham ovos.
Você aí, que é jovem, não tem restrições alimentares e possui a visão aguçada da águia, já parou alguma vez em um supermercado para examinar as embalagens dos produtos? Consegue ler tudo o que está escrito?
Parece que boa parte das embalagens foi feita para dificultar nossa leitura e a identificação do conteúdo.
Simples torradas, por exemplo. Só mesmo usando uma potente lupa para descobrir que aqueles fios pretos na parte posterior da embalagem, que você julgava serem apenas um grafismo criado pelo diretor de arte, na verdade são linhas de texto descritivas dos ingredientes. Provavelmente em corpo 2 ou 3, para caber em português e espanhol. E quando você consegue o supremo milagre de ler o que está escrito, mata a charada: nenhum fabricante de alimentos faz questão de alardear que, junto com a torrada, estamos ingerindo emulsificante diacetil tartarato de mono e diglicerídios, alfa amilase e estabilizante. O que quer que isto signifique.
Deixei de comprar uma geléia aparentemente saborosa, cujo rótulo, impresso com as cores fora de registro, continha letras douradas sobre um fundo lilás... em corpo 3. Ou seja, o rótulo foi mesmo planejado para não ser lido.
Muitos produtos embalados em vidros apresentam informações na lateral da tampinha metálica. Como geralmente são textos longos, eles mais parecem cocô de mosca atuando como mero adorno gráfico.
De tudo isso, podemos tirar algumas conclusões:1 – Alguns fabricantes de produtos alimentícios não fazem questão que os consumidores leiam o que está escrito nas embalagens.2 – Pessoas da Terceira Idade nunca devem fazer compras sozinhas em supermercados3 – Os publicitários acreditam que jamais ficarão idosos – ou que sua visão será eternamente perfeita4 – A legislação obriga os fabricantes a imprimir rótulos e embalagens legíveis. Falta maior fiscalização, além de denúncias por parte do consumidor lesado.
Em países ditos do Primeiro Mundo, a população é muito mais exigente, luta ostensivamente pelos seus direitos e freqüentemente boicota produtos que não atendam às suas exigências.
E nós aqui, no Brasil? Até quando vamos ficar quietos, engolindo toda essa xaropada?
Embalagens e a “Melhor Idade” do Julio E. Bahr, que é publicitário e atua na cidade de Londrina-PR, para o www.acontecendoaqui.com.br onde você também, se já não for dose para leão, pode encontrar alguns textos meus(em letras bem grandinhas)
Um comentário:
Celso:
Legal você ter publicado este meu artigo no seu blog.
A intenção é mesmo essa: tá na hora de nós, os meio ceguinhos, conseguirmos ler aquilo que está escrito nas embalagens. Sem lupa.
Parabéns pelo seu blog!
Leia outros artigos sobre publicidade, misturados com política, literatura e tudo mais que um publicitário gosta de escrever, no meu blog
http://bahr-baridades.blogspot.com
Um blog de temas sérios e outros nem tanto.
Abraço,
Julio Bahr
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