terça-feira, novembro 28, 2006

all tapa:ass suítes

1) ALGUÉM VIU UM ANÚNCIO COM FUNDO BRANCO AÍ?

Gente, estou aqui me atualizando com os nomes e trabalhos de direção de arte do nosso mercado para uma seleção aqui na agência. E vendo blogs, pastas e outras formas de apresentação tenho visto muitas coisas ótimas, boas e ruins. Mas o que me impressiona mais é o que não tenho visto: anúncios all type, daqueles saudosos, branquinhos de letra preta mesmo. Saiu de moda é? Não sabia. É que como eu vejo todo dia nos jornais, revistas semanais, mesmo sendo raridade em anuários e Archives (porque será?), achei que ainda valia. Eu acho que todos os decorados, com fru-frus, luzes, sombras, relevos, tridimensionais, efeitos sem defeitos, são ótimos. Mas é que eu ainda gosto de considerar entre os critérios de julgamento do talento de um diretor de arte o tipo que ele escolhe, o espaçamento que ele dá entre as letras e as linhas, se ele bloca ou alinha. E com tanto colar, broche e pingente, fica difícil notar o vestido. Aliás, se o vestido é bom, pra que tanto adereço? Então, desculpem aí, mas para esse caso vale ver a campanha do Citi, por exemplo. Vale ver anuários de 1 ou 2 décadas e saber que o que é bom dura, mesmo sendo simples. Então, atenção: não é porque o anúncio é todo branco que ele é fantasma. E também, se for, o que é um a mais no meio de tantos?

(presumivelmente texto do diretor de criação da martpet-recife, dono ou que nomeclatura prefira o autor).

2) Eu também gostaria de saber!

Será que não é por causa da facilidade de se encontrar referências para ilustrar uma peça?
Antigamente não se tinha tantos recursos, e também se via mais anúncios "All Type".
Ou pode ser as tendências.
Recursos com ilustrações + design + fotos, estão sendo muito utilizados, atualmente,
deixando as peças mais artísticas. As vezes revelando outras habilidades dos Diretores de Arte.

Uma vez um redator pediu para eu fazer um All Type, mas pediu para eu colocar umas "Firulas"
para deixar a peça mas bonita. Não tinha foto, mas tinhas umas firulas.
Será que deve ser considerado um "All Type"?

O que é um All Type?
Anúncios utilizando apenas palavras?

Mas se tiver uma "firulazinha"? Com deverá ser chamado?

Devemos está numa nova era de anúncios.
Novas referências, tecnologias, tendências, informações, mídias..etc.

Ou será que estamos na era do "No Types".

Não, já sei!
Estamos na era do "Texto Legal".

- Ninguém vai ler mesmo!

(texto do erik (pronto), da pronto comunicação-recife)


3) Acho que a gente precisa ver menos Archive e mais Communication Arts, por exemplo. A modinha do anúncio "no-type" ta passando. Aquela piadinha visual, aquela sacadinha tem cada vez menos relevância para o consmidor. Quase todo produto tem um montão de atributos, diferenciais e características que são muito mais importantes para quem compra do que aquela "imagem que diz tudo". Nada contra, até porque, em alguns casos, anúncio visual funciona lindamente. Mas em poucas situações. Deixemos o design para os designers. Se vocês derem uma olhada por aí, existem dezenas de campanhas recentes absolutamente geniais, com blocos e blocos de texto (a campanha do Citi, que já foi citada, é um ótimo exemplo). Nem todo mundo lê, é verdade. Mas aqueles que lêem já estão a um passo da compra. Em determinadas categorias, ninguém abre a carteira sem consumir uma considerável quantidade de informação sobre o produto. Craig Davis, diretor de criação mundial da JWT, diz que a nova moeda é o tempo. Para ele, o trabalho de todo mundo na agência deve ser fazer com que o consumidor gaste tempo com as marcas. O que a gente tem que fazer é transformar todo aquele conteúdo que está no briefing em um troço legal, que o consumidor queira ver, queira ler, queira consumir.

(texto do ali, que não é o babá mas o aliwton josé pinto de carvalho, da ampla publicidade-recife)

com base nos textos acima vamos fazer uma semana de all tacadas no type de muita gente. amanhã começa. mas podem esfregar a pomada de cacau desde já.

Nenhum comentário: