terça-feira, novembro 07, 2006

criatividade que já foi ao cubo?


a pernambucana arcos numa ação divulgadora de prospect? lança mão de analogia que remete a uma sinonímia que só perde em uso, por parte das agências, para o canivete suíço. matériais inoxidáveis? devem pensar, à falta de imaginação em repeteco quanto ao gerúndio e, em modos, quanto a redundância.

a estultície de tamanho a combinar, foi feita por uma agência de publicidade que com o achado quer exemplificar-se em solstício? na sua capacidade de formular soluções e ou criatividade, sobre recurso que já foi usado por congêneres de baixa estirpe, e de igual pobreza criativa, a quase exaustão, não fosse a arcos a reeditá-lo para a desdita do todo no mercado.

da ação resulta a tal infelicidade paroxística elevada ao “cubo rubik”. ainda mais neste caso de lesa-pátria. incubado porquê: ou chafurda na chupada, ou ainda muito pior, remela-se no desconhecimento de algo tão mais batido e banal que até picolé de xuxu tem mais sabor. o que é ainda mais compromissado com a negligencia, ou decadencia, por publicitários, que cismam de vir ao mundo corroborar que vêem novidade até no ato de cagar de cócoras. muitos aventurando-se, isso não bastasse, a chamar tal cagada de criatividade, e ainda por cima emanada de planejamento ou pensamento estratégico(argh!).

se a comemoração de datas por sí só já é algo de per se mui duvidoso, o que todas as agências adoram fazer( “ você crê realmente que seus clientes ficam emocionados ou fidelizados porque a sua empresa fez 25 anos? “ e muito pouco efetivo em termos de marketing de marcas, o que dizer então de uma ação de propaganda de sí própria, promovida por uma agência de publicidade em canal aberto passando longe de seus heavy-users? assinando uma veiculação, que pelos horários e programas torna ainda mais acintosa a pulverização de recursos, o que só vem nos provar com a mão no cubo a própria arcos. já que, contrariando o que pensa reforçar, mostra fissura em "25" anos a tal ponto assim fraturados.

a fragilidade desta “amostra grátis” só demonstra mais do mesmo do que tem pra nos mostrar como prova de resistência ao tempo. assumindo-se a isso, como se fosse, exemplificação de competência. loas a que nos acostumam os sucessos d´outra ordem de amostragem.

e assim jaz a propaganda pernambucana. em arcos cada vez mais descendentes. idéias amputadas. e criatividade, a espera de cubos maiores que lhes caiam na cabeça para se sentirem estrêlas. pois se grandes no negócio, as idéias são o contrário do que pesam aparecer. principalmente as que comemoram aniversários, apesar de tentarem insinuar justamente o contrário do que já demonstraram aqueles que, nos primórdios, a decifraram ao cubo*.
* o cubo rubik, tido como prodigioso exemplo de combinações que exigiam um "périplo de criatividade" - no fundo conhecimento algoritmico - para decifrá-lo, como algumas boas idéias, quedou-se ao tempo(as boas idéias também envelhecem, para gáudio das novas) o thomas ball, o outro exemplo é aproximadamente 32 milhoes vezes (precisamente 32 868 210 vezes) maior em seu amplexo. mas pelo amor dos deuses da publicidade não me venham fazer comerciais com o mesmo achando que estão fazendo gols de placa. de aniversário então, nem se for de porrinha.

Nenhum comentário: