Nestlé Portugal corta 8 milhões em comunicação
Vendas abaixo das expectativas levaram a um corte paramanter rentabilidade. A Nestlé Portugal decidiu cortar em oito milhões de euros o seu investimento em comunicação para esteano.De acordo com o administrador-delegado da empresa, Bruno Le Ciclé, a medida foi tomada devido à perspectiva de um crescimento mais moderado das vendas
do que estava previsto inicialmente. O valor de 8 milhões corresponde a cerca de 1,2% do total de vendas da Nestlé emPortugal.
A empresa tinha um plano de investimento em comunicação que passava pela aplicação de 71 milhões de euros em 2005, mais cinco milhões do valor do ano passado. Com esta medida, o investimento da Nestlé, que trabalha com a Publicis e aWPP, será de 63 milhões
de euros, menos três milhões do valor de 2004. “O crescimento das vendas ficou aquém das
expectativas”, afirmou Bruno Le Ciclé, tendo subido 1% no primeiro semestre para os 345,1 milhões de euros.
Para este ano, a Nestlé Portugal estima crescer 2% face a 2004, ano que em que teve vendas de 693,3 milhões de euros. Inicialmente, a empresa apontava para uma subida de 3%. Os primeiros seis meses representam 40% das receitas totais, ficando o segundo semestre com um peso maior devido ao Natal.
Bruno Le Ciclé destaca que, mesmo com uma ligeira subida de 1% no primeiro semestre, este é “um bom resultado, devido às dificuldades económicas que o
país atravessa”. Face à conjuntura que limitou a subida das vendas, o
gestor optou por reduzir o investimento em marketing e publicidade para atingir
os objectivos delineados com a casa-mãe, nomeadamente em termos de níveis de
rentabilidade da Nestlé Portugal. De acordo com Bruno Le Ciclé, o investimento técnico
de 13,2 milhões de euros, orientado para os equipamentos ou unidades fabris,
será cumprido conforme o previsto. A empresa aplicou, por exemplo, um milhão de euros no
reforço da distribuição da unidade de Avanca, aumentando em 33% a capacidade
de armazenamento.
Esta medida permite vender o centro de distribuição de Alverca. A Nestlé terá um encaixe de 9 milhões de euros, já que esta unidade está a ser colocada no mercado por 10,5 milhões de euros.
Nestlé nas mãos da Publicis e da WPP
Em Outubro do ano passado, a Nestlé deixou a agência de meios Media Planning para passar a concentrar o seu planeamento e compra de meios nas agências Publicis e
WPP.
Com esta alteração, o grupo agro-alimentar “poderá tirar benefícios substanciais para a empresa, e garantirá mais eficácia a nível do marketing”, referiu a empresa, acrescentando que “apenas a Nestlé Japão continuará a trabalhar com a Dentsu”. Em Portugal, a
empresa pode escolher várias agências dentro dos grupos mundiais WPP e Publicis. Até Agosto do ano passado, a empresa em Portugal tinha investido 31,2 milhões de euros contra os 46 milhões do total de 2003. A conta global da multinacional suíça de produtos alimentares está avaliada em 1,3 mil milhões de euros.
no diário económico de ontem, matéria do luis villaslobo, colaboração do stenzel que sublinha, " antigamente isso só acontecia com cliente pequeno ".
Um comentário:
Alô, Vasco. estamos todos voltando ao mesmo tempo, então.
Mês de Agosto estranho este. Poucas férias, muito, mas muito trabalho mesmo.
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