sábado, setembro 10, 2005

just in time ou ferrro no cu dos outros é refresco para gerdau

Herdeiro da Gerdau abre a Vossa, fusão de agência
com consultoria

Três anos depois de deixar o grupo Gerdau, onde iniciou a carreira em 1979 como estagiário no setor de produção industrial e chegou a diretor executivo da área comercial, Carlos Gerdau Johannpeter decidiu criar a Vossa, uma empresa de gestão estratégica, marketing e comunicação.

A empresa também opera no segmento de estruturação de novos negócios e pesquisas mercadológicas. "Queremos ser uma fusão melhorada dos modelostradicionais de consultoria e agência de propaganda", diz o empresário, que leva para o novo negócio a experiência acumulada em 23 anos em um dos maiores conglomerados siderúrgicos do país.

Fundada há três meses e focada em clientes de porte médio, com faturamento anual na faixa de R$ 50 milhões a R$ 100 milhões, a Vossa já tem uma carteira com uma dezena de contas, entre elas a cervejaria Dado Bier, a construtora Self, a administradora de cheques-refeição e alimentação Banquet e a revenda Fiat San Marino. O objetivo no"médio prazo" é transformar a empresa na mais importante da região Sul em seu setor e depois ingressar em São Paulo. "Queremos crescer de maneira sólida".

Mais velho entre os cinco filhos do empresário Jorge Gerdau Johannpeter,presidente do grupo Gerdau, Carlos, 45 anos,reconhece que o sobrenome"abre portas" mas ao mesmo tempo aumenta suas responsabilidades e as expectativas dos clientes. "Ninguém compra um mau
serviço duas vezes", diz ele. Logo após deixar a Gerdau, ele criou a empresa de desenvolvimento e gestão de negócios imobiliários Domus Populi, mas há"sete ou oito" anos já via a oportunidade de montar uma operação como a Vossa.

Segundo Johannpeter, a Vossa trabalha sobre o conceito de "alinhamento estratégico", que em resumo significa vincular as ações cotidianas dos clientes às suas estratégias. A meta é aumentar a eficiência, melhorar resultados, evitar dispersão de energia e desperdício de recursos.

"Isto torna-se mais relevante na medida em que os negócios crescem, envolvem mais pessoas nas operações diárias e se tornam mais complexos", diz.

O "pacote completo" inclui desde a definição do planejamento de longo prazo das empresas até a implantação dos projetos e rotinas."Também podemos vender soluções fatiadas."

Formado em direito pela Universidade Cândido Mendes
(RJ), apaixonado por hipismo, surfe, música e literatura, Johannpeter cursou o programa de gestão avançada da universidade americana de Harvard. Para criar a Vossa uniu-se aos sócios Richard Schwambach (administrador de empresas) e Roger Born (administrador de empresas e professor). Integram a equipe o publicitário Gil de Kurtz, o administrador Artur Vasconcellos e mais oito profissionais .

Sérgio Bueno De Porto Alegre, Valor, 6/9/05.

como bem diz o paulo stanzel em sua colaboração, êta profissão! todos querem , qualquer um pode.

aproveite então - você que é estudante de publicidade e que está sustentando com sua fome de sonhos a esbórnia da incompetência dos seus professores e dos donos da sua faculdade - e faça o teste de múltipla escolha.

a) a vossa é uma quase house, que tem quase mais de um publicitário na equipe e quase não faz lobby;
b) a vossa é uma house do grupo gerdau que usa o nome e o peso do ferro para deixar de sê-lo;
c) se o negócio está tão ruim porque é que alguém tão cheio de dinheiro vai justamente abrir uma agência ?
d) para lavar dinheiro(resposta opcional)
e) não precisa ser competente para abrir uma agência e muito menos ter experiência e reconhecimento no ramo. lembre-se daqueles profissionais famosos e competentes pra caralho que abriram suas agências acreditando nisso e tão pastando até agora;
f) que é que estou mesmo fazendo num curso de publicidade se não tenho ferro no sobrenome o que indica que só vou levar ferro mesmo ?

Um comentário:

Anônimo disse...

Pra quem não sabe, a Dado Bier (famosa cervejaria) pertence a Eduardo Bier, primo de Carlos Gerdau. Ou seja, empresa mais familiar não poderia ser. E outra: quando teve a idéia de fazer a cervejaria, Eduardo Bier foi para a Alemanha adquirir todo o know how, depois voltou e, para começar o negócio, pediu 2 milhões de reais emprestados ao tio (o mais famoso dos Gerdau). Portanto, se você (que está lendo isso agora) tem espírito empreendedor mas fica frustrado por alguns conseguirem tanto sucesso ráoido e você não. Não desanime, nem todos nascemos com as mesmas condições.