terça-feira, outubro 24, 2006

autoridade pode. povo rima como pode?

canais de televisão do "brasil inteiro" tem mostrado candidatos em carreatas pelo "país inteiro".

"não deixa de ser uma deixa" para quem anda com falta de idéias para campanhas de picapes. tem gancho pra todo lado: volume transportado, capacidade da caçamba, dirigibilidade, conforto? enfim: que dá pano pra manga dá. é só pensar um pouquinho que a costura chega lá*. até porque, tem carreatas também em estradas de terra, barro, areia e, com um pouco de sorte e estúdio, faz-se tomadas na lama. pick-up da boa não é mesmo pra isso? pra topar tudo, até carregar politicos, em todos os terrenos – e ideologias? sem tomar partido de ninguém ?

acontece que lá no código de trânsito, que qualquer meganha da polícia marrom de trânsito, federal ou estadual, costuma sacar para cumprir a lei de garantir o trocado do natal, mesmo que ainda seja carnaval - a moçada, justiça se faça, trabalha cedo, até porque quem cedo madruga deus ajuda, não é o que diz o ditado cheio da fé? – está dito, como édito, que é proibido o transporte de passageiros na caçamba de qualquer veículo. pelo menos é isso que já ouvi diversas vezes, andando por estes interiores a fora, no pega-pega de briefing daquelas fabriquetas de vinho de jurubeba e sabe-se lá mais que contenidos, quando abordavam “toyoteiros” que eu não sou candidato a nada pra andar de” esses10, rangers e mitsubishis, a preferida dos talibans, de lá e de cá.

o fato é que está no código. código este que é violado complacentemente por presidentes, candidatos a presidentes, senadores, governadores, vices que já foram vices e que hoje governam(ou desgovernam)para se candidatar, sem esquecer dos deputados “federa” ou estaduais. e o que mais você pensar. se bobear até vereador vai nessa que é bom a beça, ser eleito em cima de uma contrafação à lei, na certa que é para ir se acostumando ao trânsito livre em mão dupla para qualquer um dos bolsos.

agora, candidato a povo, que necessita, este sim, de verdadeiras carreatas para se locomover(em cima, porque “ de pés”, isso já faz a vida toda) principalmente no interior e na periferia, dipensando as bandeirolas e a carga extra de aspones e um ou outra pança de marketeiro, que estes não tem amortecedor que aguente, para estes não tem boquinha não.

com suas galinhas, cabras, e saco de batatas, quando não eles próprios, estes ou dá ou descem, dizem as autoridades, citando versículos da bíblia do trânsito guaraná, interpelando: - cidadão sabe que está errado, positivo? que não vi uma para cumprir a lei em qualquer das carreatas que as televisões mostraram circulando pelo país inteiro, impunemente com uma licença especial antecipada para o que farão quando assumir o poder? atropelando aquela rafaméia que os insiste em acompanhar.

enquanto isso, o povo que não pode, se … ora, faça a rima que quiser ou puder ou salte da caçamba enquanto é tempo você aí que ainda teima em posar de saçi.

*podem usar a idéia a vontade que depois em mando a conta acompanhada do registro de copywright.
** é claro que nem toda autoridade lotada no dever do trânsito , deixa-se profissionalizar pela propina. longe de mim querer generalizar isto. mas que o guaraná subiu de cinco para dez, ah! isso subiu. mas claro isto não é computado no cálculo da inflação pelo governo não é mesmo?

Nenhum comentário: