quarta-feira, fevereiro 15, 2006

dichionário

belmiro, passou o maior perrengue no brasil. não sabia ele que brasil não é país para amadores. mesmo que sejam raposas velhas. resultado: sambou legal sem nunca ter sambado. sambar, no sentido de sambou. sambou legal, quer dizer: deu-se mal, passou do ponto. derrapou.

meteu-se numa lhada sem tamanho. perrengue é um problema, uma encrenca, uma dificuldade. alhada é uma fria, quase um beco sem saída, com suas operações no brasil.

por conta disso, ganhou aversão, ojeriza, antojo ou entojo ao brasil e quer se vingar da pior maneira. que é da maneira como ele se vinga à portuguesa. o que funciona em portugal, quando se é o rei, o homem mais rico do país, mas por aqui, reis perdem a majestade. e viram tema de carnaval como furibundos, palavra que existe no dicionário nos dois lados do atlãntico

belmiro é um grunho. dizem outros, nunca deixou de ser pato-bravo. e, uns mais ousados ou desafetos do self-made-man, que é um morcão, apesar de toda riqueza que não se lhe discute o mérito, já os métodos...

um grunho seria um tapado, um grosso. pato bravo dizem de muito noveau riche. aliás, mercedes em portugal, o carro, para além de ser taxi, durante muito tempo quase exclusividade - que grande paradoxo, um dos países mais pobres da europa, usava como táxi o benz, enquanto nós íamos de fusca- é também carro de pato bravo, ou “engenheiro”, pelo menos alguns modelos de gama media. isso dito, no mínimo de forma chistosa. e morcão, digo eu, é um grunho à moda do porto, meio babaca, meio bundão.

babaca é um idiota, bobão, meio por sobre o auto-suficiente. o bundão, é um zé-mané, vai do frouxo ao covarde, passando pelo vacilão. ambos costumam ser metidos a chico-esperto, o que no brasil equivale a malandro-agulha. aquele que quer dar tanta volta nos outros, que acaba enredado. volta, pode ser dar o calote, enrolar os outros com procedimentos pra lá de malandro dos bons tempos – hoje não temos mais malandros, a bandidagem acabou com os malandros tinham uma certa decência.

não acho que belmiro seja bundão, tão pouco babaca ou morcão. muito pelo contrário. afinal a sua história revela tino e obstinação. mas belmiro pisou no tomate se esperava tapete vermelho no brasil.

gama média é um carro de preço e apetrechos medianos. um carro topo de gama é o que chamamos de topo de linha no brasil.

belmiro, como empresário, em portugal é topo de gama. no brasil, dê-se por contente em ser de gama média.
no fundo ele ficou chateado porque a wal-mart o tratou nem como isso. o que para a wal, é verdadeiramente o que ele é.

coisas do jogo que ele está acostumado a jogar em portugal. só que lá ele dá as cartas. no brasil não tem cacife.

Nenhum comentário: