a
construção de marcas objetivando diferenciação e através dela a
consolidação de produtos, bens ou serviços, ou delas mesmas é, ou
deveria ser, o objetivo de toda ação de comunicação de
marketing(publicidade, r.p., assessoria de imprensa,ativação, e por aí
vai) seja tradicional, digital e os escambau.
contudo,
isso parece ser o que menos importa. principalmente quando equívocos
como o "menos a luisa que está no canadá" são alçados pelo lado cafuçu
da internet a hit do momento.
não
se trata de uma visão cristalizada de marketing. se assim o fosse diria
que quem teria de virar meme seria o nome do empreendimento, a
construtora, o agente de vendas, e para muito além deste lançamento em
si, configurando à marca um aumento significativo de share: of
mind,market e heart. desculpem a pronúncia, mas se um marketeer não fala
assim ninguém respeita, não é verdade? mas alguém respeita um
marketeer? (ainda mais na paraíba?).
ao
que tudo indica, o comercial bombou e babou justamente quem não deveria
aparecer para além da sua função de escada: luisa e gerardo rabelo, o
que aconteceu ainda mais na esteira da ação a partir do "youentubas".
gerardo,
que já é um mestre sem cerimônias em aparecer, tipico do colunismo
social que se pratica na paraiba, aquele que faz de um tudo para
manter-se em evidência - lá isso é opção existencial e meio de vida - é
que acaba sendo o grande beneficiado do comercial e da repercussão,
ainda que passageira. e justiça seja feita: não se pode dizer que isto
foi arquitetado por ele deliberadamente. era este o objetivo? alçar a
mídia nacional e sabe-se mais o quê, gerardo e luisa? se foi, foi um
golpe de mestre. se não, apenas um golpe de sorte ou apenas mais um
golpe. pode-se argumentar que o frenesi gerado por acaso - se alguém me
provar que foi intencional nem assim eu acredito - levaria por indução à
procura - o que necessariamente não se traduz em venda - e muito menos
ainda em valor agregado a produto, marcas e empresas envolvidas no
lançamento. mais pobres ainda foram os anúncios ditos de
oportunidade,mas que não passam de oportunistas, corroborando como é
rasa a temporada de veraneio da publicidade paraibana(e não só). ninguém
foi capaz de aproveitar o tema, de cometer a paródia, sem ser também
vitima da chiste, do complexo paraíba, que ao fim e ao cabo é o que é - e
não passa disto - o hashtag da hora.
o
que é mais sem graça disto tudo, em meio a risota geral - tá todo mundo
rindo de você e não com você - o que não é apenas um detalhe sórdido é
muito mais - é a chamada markeopia, a míopia de marketing, que está
achando e alçando tudo isto a um máximo, quando na verdade a repercussão
deve-se a falta do senso do ridículo na construção da situação e no
arquetipo utilizado para a realização do comercial, que assina em baixo a
jequice social que é uma das marcas, esta sim, bem posicionada dos
colunistas e colunáveis da sociedade local - alguém reparou no "achado"
de guetificaçao do comercial criando um altiplano nobre ? para um bairro
de tradições outras? e que agora pretende-se que seja o endereço
perfeito para a sociedade paraibana? que efeito demolidor. é a
consumação das açoes para a ocupação vertical do bairro que durante anos
foram interditadas(ou tentou-se). mas a nobreza venceu. isso é que é
nobre, não é mesmo? bota nobreza nisto. e quando a nobreza vence, sai de
baixo que lá vem, mais, literalmente e simbólicamente falando, merda.
o
mercado paraibano, e certamente quem criou o comercial deve estar em
frenesi. mas a falsa modéstia os alijou desbragadamente do youtuba? ou
de quaisquer outras motores de fusca? nada de trending topic sobre os
rapazes ou moçoilas da ficha técnica? ninguém fala da agência ou dos
criadores, o que é sempre suspeitíssimo em publicidade(este digamos low
profile não reativo) e confirma as suspeitas de que o tiro saiu pela
culatra ou no mínimo atiraram no que viram e acertaram no que não viram.
afinal, a genialidade da publicidade "paraibana" extrapolou as
fronteiras de bayeux e santa rita, obtendo visibilidade ímpar mas que
não chega a 0,5 % dos rabello. ainda assim não é pouca água, pois o
ribombo até então não foi alcançado por ninguém. mesmo passando o chapéu
de couro a ouro, com jurados mais famosos que os trabalhos inscritos,
programados para dar mais visibilidade(credibilidade é outra coisa) aos
resultados. agora fala sério: é deste(mau) jeito pelo qual o mercado e
seus players quer ser reconhecido? publicitários estes? nunca serão senhores, jamais serão.
resta
um consolo. como todo material desta ordem, não dura o tempo de se roer
um pirulito. por mais delicia que seja a lulu, vai ser bom não foi?o
michel teló que o diga, já foi!(tarde).
assim será com mais este hit. luisa volta, volta luisa, volta pro canada. e volta logo antes que o rafinha bastos te comente.
in
tempo: se você é dos a favor( eu sou dos contra muito pelo contrário)
pegue seu passaporte e adira ao facebook do movimento, liderado pelo
mano - família ê, família á - para a recepção a luisa no aeroporto
castro pinto, pequeno, por sinal, para o tamanho da repercussão da
menina. cafuçus 2012 já tem musa. quem sabe em bloco vão pro canadá.
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