segunda-feira, janeiro 02, 2012

diploma para quem precisa de diploma

“O diploma é o inimigo mortal da cultura”.
PAUL VALÉRY

O mundo permanece estarrecido e perplexo diante de instituições de ensino que excluem de seu quadro de professores os únicos que, “se formaram” para estar lá: OS PRÁTICOS. Que não tiveram muito tempo para se preocuparem com mestrados e doutorados porque estavam atolados no barro do mercado, com suas roupas sujas de graxa, com a barriga marcada pelo balcão. Os únicos a deterem, verdadeiramente, O CONHECIMENTO. Os que estudaram na melhor de todas as universidades: a vida.
Assim, foi com alegria e emoção que os que acreditam que SÓ PODE ENSINAR QUEM SABE FAZER, como orientou o maior dos mestres, PETER DRUCKER, que testemunhamos há quatro anos a centenária UNIVERSIDADE DE HARVARD, diplomar, como um de seus melhores alunos de todos os tempos, um dos que optou pelo trabalho em detrimento dos livros: BILL GATES. Cursou apenas o primeiro ano, jogou os livros para cima, e foi cuidar da vida.
NADA CONTRA OS DIPLOMAS. Tudo a favor da PRÁTICA; tão simples quanto. O mesmo espírito que sempre prevaleceu nas velhas e sábias corporações de ofício. Onde, em torno de uma mesma bancada, se sentavam para APRENDER, TRABALHANDO, o mestre e seus discípulos. ESSA, EM MEU ENTENDIMENTO, CONTINUA SENDO A VERDADEIRA ESCOLA; A ÚNICA ESCOLA. A maneira como começou há décadas, na rua sete de abril na cidade de São Paulo, a Escola Superior de Propaganda.
Ao lado de BILL GATES, na relação dos SEM DIPLOMAS, figuram AMADOR AGUIAR, SAMUEL KLEIN, WASHINGTON OLIVETTO, LUIZ SEABRA, ABRAÃO KASINSKI, STEVE JOBS, MARK ZUCKERBERG e centenas e centenas de vencedores. Que entre assistir aulas de grandes mestres que se formaram nos ambientes insípidos, inodoros, irrelevantes e improdutivos das universidades optaram por utilizar o mesmo tempo nos chãos de fábrica da vida e da realidade, corpo a corpo com os operários da e em construção.
Recentemente, em entrevista ao THE WALL STREET JOURNAL, WILLIAM GATES pai, falou sobre BILL, WILLIAM GATES filho. Hoje os dois trabalham lado a lado na FUNDAÇÃO BILL e MELINDA GATES: “Jamais poderia imaginar que meu filho, um garoto respondão, e em quem um dia joguei um copa d´agua na mesa de refeição para que ficasse quieto e parasse de brigar com a mãe, que morou na minha casa, comeu da minha comida, usa meu nome, fosse ser meu patrão”… .“Um dia ele nos comunicou que desistira de HARVARD e das escolas para se concentrar em seu projeto empresarial, em Albuquerque, Novo México, uma empresa que batizou de MICROSOFT; disse que não tinha mais tempo a perder…”.
Tudo o mais é história.
Quem vos escreve, além de colaborador de importantes publicações há 40 anos, FRANCISCO ALBERTO MADIA DE SOUZA, é diretor presidente do MADIAMUNDOMARKETING, presidente da ACADEMIA BRASILEIRA DE MARKETING, e com muito orgulho e maior felicidade, fundador de uma escola LIVRE PARA ENSINAR, a MADIAMARKETINGSCHOOL, onde todos os professores são diplomados pela vida, dão aulas de macacão sujo de graxa, com botas gastas e cheias de barro, e a cintura marcada por anos de balcão.
(os sem diploma, título original do artigo)

Nenhum comentário: