sexta-feira, janeiro 13, 2012

não é marketing. é marketing puro

A Edwin foi fundada no Japão em 1947 pelo Sr. Tsunemi, um apaixonado por denim (tecido do jeans), que inspirou a importá-los diretamente dos Estados Unidos já que não era fabricado no Japão naquela época. A partir de 1951 o denim passou a ser fabricado pela primeira vez no Japão, mas sua qualidade era muito ruim além de caro, sendo assim, Sr. Tsunemi resolveu colocar a mão na massa e produzir seus próprios denins. Em 1961 fez seu primeiro par de jeans com a MARCA EDWIN, que na verdade significa uma inversão nas letras que compõem a palavra denim e invertendo o M que virou um W.
Recentemente, até como uma forma de buscar a essência do Japão mediante seu inacreditável poder de resiliência, produziu um vídeo absolutamente maravilhoso em todos os sentidos que mostra um dia na vida da EDWIN e o seguinte texto manifesto:

“Por 35 anos, Edwin Japão tem trabalhado na melhoria da eficiência, qualidade de construção, métodos e lavagem estudando as máquinas utilizadas no processo de fabricação de denim.
É impossível melhorar o que se faz sem gastar o tempo diário, transformando a profissão em um ofício. Os técnicos em denim Edwin são artesãos de verdade, seu empenho e atenção no produto é o que torna o produto Edwin melhor do que os demais disponíveis no mercado hoje.

Eles são ‘engenheiros’. Cada pessoa é responsável por manter e melhorar suas máquinas. Isto significa que cada máquina é personalizada para criar formas únicas de fazer denim. Mesmo dentro das  fábricas de jeans mais reconhecidas ao redor do mundo, você não verá o nível de perosnalização e atenção das máquinas que se pode ver nas fábricas da Edwin no Japão.

A maioria dos técnicos nas fábricas e lavanderia Edwin trabalham na empresa desde o seu início. Isso significa que eles têm uma compreensão total da sua máquina.  As máquinas da EDWIN JAPAN são exclusivas, o que define sua força enquanto fabricante mundial de denim. Não há uma única máquina que não tenha sido personalizada pelos técnicos.
Os novos técnicos são treinados por dois anos com um veterano antes que esse se aposente. Isso garante consistência absoluta na qualidade. Há muitos elementos únicos de fabricação para EDWIN, que infelizmente não podemos mostrar para preservar o sigilo dos processos.

Estes elementos estão em vigor há muitos anos, e nunca se falou sobre utilizá-los como uma ferramenta de marketing. Para a Edwin esse é um processo padrão.”
(no blog do fábio madia)

veja o vídeo http://vimeo.com/edwineurope/japan

misterwalk sugere à colocação em prática junto as equipes de uma agência de propaganda na formação de núcleos no atendimento as marcas e produtos dos clientes e também no núcleo de marketing e produçã do cliente.  mas vou avisando logo. eu tentei e não consegui. decerto porque sobrou marketing na(s) agências( e no cliente) e faltou o puro, para o qual é necessário o exercício diário da humildade, determinação e acima de tudo a vergonha na cara de se contentar com todo o tipo de porcaria e empobrecer ou enriquecer por conta disto.
mas quem sabe na próxima descarnação conseguimos.

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