quarta-feira, janeiro 11, 2012

não é só a publicidade que diz que fez o que não fez


o jornalismo da globo, todo mundo sabe como é - ou deveria saber. acreditar nele é como acreditar em papai noel( e bonzinho ainda por cima), em gnomos, e naquelas que dizem trazer a pessoa amada em três dias. depois de internautas acusarem o fantástico de copiar matéria, o jornal nacional dá créditos à band, por conta da matéria exibida como inédita pelo fantástico -  inéditas são as desculpas, pressionadas goela abaixo, sem deixar de perder o sotaque global que logo,  para não perder a má compostura, afirmou que um repórter seu já havia pincelado o tema. (o texto abaixo é do site comunique-se. a ilustração do blog jornalista de araque que faz menos araque e mais jornalismo do que muita empresa por ai).

No último domingo, 8, o ‘Fantástico’ anunciou que exibiria uma matéria inédita sobre fraude em postos de combustíveis. Mas quando a reportagem foi ao ar, as críticas à Globo infestaram a internet. 
Telespectadores e internautas acusavam a emissora de ter copiado uma matéria exibida pela Band em fevereiro de 2011. O material exibido pela Globo apresentava imagens muito semelhantes ao conteúdo da concorrência, que reprisou a reportagem duas semanas atrás.
Para justificar, o ‘Jornal Nacional’ mostrou uma nova reportagem na edição desta segunda-feira, 9, dando os créditos da matéria para a Band, mas apontou diferenças entre as produções, além de pontuar que em 2008 o repórter global César Tralli já havia explorado o tema.

Nenhum comentário: