Como fazer para entrar em uma agência?
A dificuldade para um estudante de comunicação entrar numa agência de propaganda aumenta a cada dia, com o número crescente de faculdades de comunicação no país. O problema não é só do Rio, como comprova uma troca de mensagens ocorrida esta semana no grupo do Yahoo "comoequetalá", que reúne publicitários de Brasília.
Como a Janela tem um grande número de leitores que ainda fazem faculdade, resolvemos reproduzir o papo. Quem sabe o texto do publicitário Savio Zambrotti, um dos mais respeitados do mercado de Brasília, ajuda os estudantes do resto do Brasil que estiverem passando pela mesma situação:
Escreveu H.D.:
“Sou recém formada, Publicitária, nunca consegui um estágio em agência nenhuma, nem para trabalhar de graça, sempre tentei, fui em algumas entrevistas, para ganhar R$ 300,00, mas nem assim eu consegui, pois a exigência de experiência sempre estava lá, essa sim, pode ser considerada a maior vilã do mercado. Hoje com um diploma na mão, não sei bem o que fazer. Sei lá, quem sabe investindo o meu tempo em estudos para o setor público eu consiga o meu emprego?
Com toda certeza, se eu conseguisse uma oportunidade para trabalhar em uma agência, assistindo pessoas experientes, e ganhasse a minha passagem de ida e volta, com menos de um salário, pelo menos pro almoço, só mesmo para adquirir a minha experiência profissional, eu não pensaria duas vezes. Eu sou brasileira, e brasileiro, não desisti nunca. Portanto eu não desisto. Mesmo na situação que me encontro, confio no meu potencial e na minha garra. Provavelmente, muito em breve, Deus que está no céu, verá todo o meu esforço, pois enquanto o mercado diz não, eu com toda a certeza, não vou ficar aqui olhando a vida passar de braços cruzados ou alguém admirar o meu currículo."
Respondeu Savio Zambrotti, diretor da Sette Graal, uma das agências mais premiadas de Brasília:
“Infelizmente as instituições de ensino deveriam contribuir muito mais para essas situações, mas se tornaram verdadeiras caça-níqueis... Eu recebo vários candidatos a estagio aqui na Sette. Mas o nível é muito baixo. Outro dia recebi uma pessoa do 8º (isso, oitavo) semestre querendo estágio em uma agência. A minha primeira pergunta foi: em que área? A resposta foi “sei lá, eu acho criação legal, mas também gosto de atendimento... Mídia eu não sei direito...”. É impensável uma pessoa formada que não sabe o que quer. Ela deveria se formar como uma profissional, pronta para o mercado. E existem faculdades de comunicação renomadas que sequer têm uma agência-laboratório...
O mercado de comunicação, assim como quase todos os outros, é feito de especialistas. Existem funções que podem ser exercidas por pessoas sem especialização. Mas as áreas principais, como a criação, o atendimento, o planejamento, a mídia, essas exigem aprofundamento, prática e técnicas específicas. Não estou falando de cursos ou pós-graduações. Mas da necessidade de todo estudante optar, durante o curso, pela sua área de interesse, e investir nela, seja lendo, seja fazendo cursos práticos, seja aprendendo mais sobre administração e gestão de projetos, no caso do atendimento. O que não é aceitável é alguém quase formado, que não se interessou por nada... Nem investiu algo mais do que os medíocres conteúdos dos cursos de comunicação que temos. Esse (não estou dizendo que é o seu caso) perdeu tempo e não evoluiu. O diploma realmente não faz diferença, e sim o quanto vc sabe, e pode mostrar que sabe.
Quer ser um bom redator? Aprenda português. É incrível a quantidade de redatores que não sabem usar uma vírgula, ou redigir um texto longo, com maior conteúdo. E as faculdades ensinam nada ou quase nada de português.
Quer ser diretor de arte? Estude história da arte. Composição, proporção, uso de cores... Qual faculdade ensina, com profundidade, história da arte nos cursos de comunicação? Estude fotografia. Estude cinema, edição... Então, o candidato precisa correr atrás... E não ficar preocupado em formar com 3 anos e meio. Muitos passam pela faculdade e não aprendem nada além do Photoshop.
Quer atendimento? Aprenda administração. Aliás, vou ser bombardeado aqui, mas vou falar assim mesmo: o curso de administração forma melhores atendimentos que o de comunicação. Porque? Pq o atendimento é um gestor de projetos. Poucos sabem disso, mas essa é a verdade. Uma campanha é um projeto, com começo, meio e fim. Com orçamentos, execução e resultados. Conheço poucos atendimentos que operam o Project, um software essencial para um atendimento. E as faculdades não ensinam isso.
Aqui na agência, é simples: quem é muito bom tem estágio. Mas só os muito bons. Os últimos 3 estagiários que tive foram contratados. Recentemente, iniciei uma seleção. Ainda não contratei nenhum... Continuo olhando pastas.
Como vc pode mostrar isso? Se vc não souber se vender, talvez não saiba vender um produto, e está na profissão errada. Se vc quer criação, faça uma pasta. Sim, com os trabalhos da faculdade, com fantasmas, crie... Se vc quer atendimento, invista no seu currículo. Aprenda inglês, faça cursos, tenha um excelente discurso nas entrevistas, assine Meio e Mensagem, leia a Exame, a Istoé dinheiro, etc... Durante o curso, trabalhe sua rede de relacionamentos. Faça o seu projeto final sobre algo que te permita conhecer pessoas, de preferência empresários da área que vc quer...
Faça com que o mercado veja o seu esforço. Porque é ele que te contrata, e não Deus que está no céu.
Savio"
"paisagem do mercado" vista da janela do márcio erhlich
Um comentário:
Enquanto isso na terra de cego...
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