sexta-feira, abril 20, 2007

é tudo pseudo mas é de verdade toda esta mentira

criatividade, tema principal ontem na abertura da conferência da american association of advertising agencies em naples,florida.

mas não a criatividade por si só, resssalta o new york times, na interpretação do blue bus. e sim a que leva à persuasao do consumidor - e também ao lucro. a criatividade celebrada pelos palestrantes não foi a que tem pretensões artisticas nem a que vence premios - e sim a a que está enraizada em insights derivados de informaçoes sobre os padrões de compra dos consumidores.

a criatividade, esta senhora centenáriamente milenar, e olhe lá se não mais velha, afinal desde que o mundo é mundo ela existe em qualquer cenário que se vislumbre -e até nos que não se vislumbra - tem sofrido um mau uso desgraçado, principalmente na atividade publicitária.

se não basta o que se vê por aí, de há muito já dei um basta nos sites, blogs, fotoblolgs, pseudo criativos em sua amostragem de pseudos criativos com peças pseudo criativas. uma derivação do onanismo e desespero de gente que não consegue produzir nada de verdadeiramente criativo enquanto força de vendas e, não sei se pior, tão pouco com pretensões artísticas. o que nos leva a pensar que se ainda hoje em 2007 alguém ainda confunde a atividade de persuasão, publicitária ou não, com exercício de habilidades artísticas ou produções do tipo pra todo mundo ver como eu sou foda, enquanto chupo prego fazendo meu folhetozinho, que por isso mesmo encarado assim não passa de mais uma peça folhetinesca vida de mais um criador de folhetim que nem isso consegue fazer de forma criativamente honesta.

quer mostrar que é realmente criativo? então pense em vender, que você é, bem ou mal, pago pra isso, não importa quanto. antes de pensar em você ou em em prêmios ou no anúncio pra archive que não sai do na pasta.

por outro lado, não abra mão da sua via criativa quando pressionado pelo discurso também equivocado do se vende, é criativo.

tem muita coisa que é criativa e não vende. tem muita coisa que vende e não é criativa.

e pouquíssima coisa que é criativa e vende ou vice-versa. este sim o grande problema.

alguém, se habilita a resolvê-lo ? tem uma porrada de agência precisando de gente assim. se ela não admite isso pra que você quer tabalhar lá? pra fazer folhetim de sí mesmo ?

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