terça-feira, abril 24, 2007

feliz aniversário pra você

aniversário à vista, um pouco mais de vida caindo fora. não fujo do passar dos anos. mas fujo da data, pois é sempre mais sociavelmente agradável estar com meus cachorros do que com a " nata publicitária".

comemorações de aniversário em agência são a prova maior que por trás deste ar cosmopolitano da madison, paulista, soho ou croisette, não passamos de um bando de jecas da pior espécie. das mais modestas as mais mega, ninguém escapa do indefectível parabéns no bolo chaga do expediente, mesmo que a noite as comemorações nalgumas sejam nababescas e noutras sinta-se no ar perfume de puteiro.

mas enfim, é a vida. presentes? bom, se fosse para mim, pediria alguma coisa da coleção all ads, da taschem, compilados pelo jim heiden qualquer coisa parecida, desculpem a má memória para sobrenomes, sempre encontro os tais livros em livrarias de aeroporto, que cobrem por décadas, a começar de 1900 até, salvo engano, os anos 70 ou 80.

esta coletânea, principalmente anos 30,50,60, são uma aula magistral de boa propaganda. junto delas a archive é um bolo de coco(o ex-acento diferencial fica por sua conta ou não). folheando-os, quem foi que disse que aeroporto não é cultura e só lugar de tortura? você vai descobrir porque tantas das minhas posições contra certos modernos que não conseguem chegar nem de longe a perspicácia encontrada nestes anúncios, exemplares diversos da conexão e sinergia entre objetivos de venda e suportes de bom gosto pra lá de persuasivos, tendo o bom gosto e a idéia como aliados inseparáveis.

você não precisa ser como eu em nada, para sorte sua, assim espero. mas pelo menos numa coisa você pode arriscar ou derrapar nem que seja para arrumar-se com argumentos para me defenestrar de vez: compre um destes livros e se dê de presente( se puder aniversarie não importa a data. você vai descobrir que é possível sim, ter um feliz aniversário para muito além da data( se você acha a conversa babaca porque bom mesmo são aqueles aniversários, paciência) e que há publicitários que foram e são felizes simplesmente por fazer bem feito para além de todos os nossos defeitos e sem fazer pose.

estes caras vão durar séculos.

Nenhum comentário: