terça-feira, abril 17, 2007

faça uma vez só . faça bem feito II

noticias do clio dizem que a moçada julgadora tomou coragem. desprezou peças premiadas com juba de leão. antes desmoralizado o clio retoma o lugar que já ve um dia, a frente da sawa* ?

não deixa de ser interessante. um dos prêmios mais cobiçados, começa a tomar um destino, digamos assim, com muita medida de paralaxe, parecido com os caminhos do colunistas. todo mundo quer ganhar(cannes) mas já começa a haver a (tardia) consciência de que sua respeitabilidade em virtude do conteúdo já não é a mesma.

prestígio e respeitabilidade nem sempre andam juntos. isto está presente na carreira de muita gente. muita gente há que não tem grande quantidade de prêmios, cannes inclusive, e tem uma respeitabilidade a toda prova. o vice-versa é cada vez mais raro.

mas não se alegrem os alegretes, que um leão ainda é cartão de visita para muita gente, mais ainda nas novas modalidades. o ideal seria que talento, na bolsa do mercado, não dependesse de prêmio. e que caráter fosse critério também prioritário.

mas num mundo de aparências cada vez mais duvidosas e práticas vectrantes( cacete se o consumidor de vectra é assim tão exigente, porque não fizeram logo uma campanha do grande caralho? quer dizer que a idéia genial agora é fazer um mea-culpa do melo melado ? eu heim, dona adriana, tem um centilhão de gente, que por um terço do salário, faria uma campanha de arrombar a festa deste tipo de sacadinha de sacada de agências de fumê).

mas o melhor da notícia de cannes, nos diz o ícaro, que ao que parece voou do brasil para portugal, e de portugal para nova iorque, sem queimar as asas, é que neguinho já está detonando aquele formato tendencioso da foto grande e logo pequeninho assinando(ou assassinando) o anúncio.

está na hora do que tenha que ser grande volte a ser novamente a idéia, a ousadia pertinente e concatenada e não a forma, incluindo estratégia onde o fake se pensa ser idéia valvulada.


* para quem não sabe o festival da sawa, era a denominação anterior de cannes, tempos em que só concorriam filmes. nesta época o clio era o festival.

Nenhum comentário: