O que é publicidade ruim?
Penso em publicidades ruins, de alimentos infantis com altos teores de açúcar
e formas de vender pelas quais você reduz o ser humano ao fato de ele ter
produtos. Vivemos em uma sociedade onde o ter é mais importante do que o
ser. Tem a propaganda de carro em que se vê um cara desaparecendo, daí
reaparece no carro do lado de uma mulher bonita. Que mensagem isso traz?
Se você não tem aquilo, não existe. Esses dois tipos de propaganda, a que
desconsidera os limites da infância e da formação da criança e essa que
reforça que cidadãos são menos importantes que consumidores, são
extremamente negativos. Na internet, essas questões têm sido abordadas
de forma engraçada. O Ad Busters, nos EUA, é sensacional. Deveria ser lido
pelo pessoal da publicidade. A publicidade tem um propósito maior do que
vender produto. A Zara não vende roupas, a Apple não vende computadores e
a Coca-Cola não vende refrigerante. Vendem estilo de vida. O problema é
vender essas ideias e usar fórmulas batidas. Fico deprimido pelas ideias
bestas. O cara fez isso no banheiro de casa? Seguir manada é fácil. Pode ter
sido criativo na forma, mas no conteúdo foi o mesmo machista, chauvinista,
babaca, homofóbico de sempre. Propagandas positivas são as que fazem
repensar a própria natureza do produto e das coisas.
(leonardo sakamoto, no m&m).
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