quarta-feira, junho 27, 2007

não pôe na consult que este lado b não é nenhuma brastemp

1. Não permita que eu me canse.

A declaração me pegou de surpresa, até porque não entendi o que disse aquele diretor de marketing da multinacional, cliente da agência que eu ajudava a dirigir. Ele percebeu meu espanto e explicou.

Nossa campanha está fazendo um enorme sucesso. Dentro e fora da empresa as pessoas me cumprimentam. E comentam o trabalho feito. Eu, por outro lado, estou o tempo todo em contato com ela. Isso enjoa. Dá uma vontade danada de mudar.

2.Outra surpresa pra mim. Mudar? De jeito nenhum, e por isso peço a sua ajuda. Temos o péssimo hábito de achar que os clientes cansaram porque nós cansamos. Isso está muito errado.

Segunda-feira, dia 21 deste maio, o jornal O Estado de S. Paulo publicou matéria assinada pela Marill Ribeiro, sob o título "O desafio de novas campanhas vencedoras" Brastemp deixa de lado slogan que a marcou em busca de nova imagem -. Nela, uma entrevista de Sérgio Valente, presidente da DM9DDB e do Jerome Cardier, gerente-geral (de marketing da Whirlpool.

Diz a matéria que "a preocupação por trás dessa virada se dá, reconhece Cardier, por conta da disputa mais acirrada nos eletroeletrônicos. Embora a Whirlpool seja líder na linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar louça, com mais de 40% de participação com suas duas marcas (Brastemp e Cônsul), seus preços são, em média, 12% mais altos que os de boa parte de seus maiores concorrentes."
"Se a campanha anterior estivesse funcionando, não teriam (a Whirlpool e a agência) mudado", disse Valente ao defender a que está sendo veiculada e que foi criada pela agência que preside, dizendo para o consumidor liberar o lado b.
Pisou na bola.

3.Curioso como algumas empresas e pessoas nunca aprendem a lição. A Whirlpool, por exemplo, cometeu na década de 70 o mesmo erro de tirar do ar uma campanha que caiu no gosto do consumidor. Falo do "Põe na Cônsul", bordão que consagrou a marca e que ela simplesmente jogou no lixo, sob o pretexto de que já havia cansado o consumidor. Cansado nada, essa alegação foi para justificar a decisão de dois diretores - o de atendimento, da agência e o de marketing, no cliente - recém empossados e que desejavam botar sua marca pessoal na comunicação do produto. Não conseguiram. Até hoje.

4. Não pretendo, nem posso, porque ainda não vi, analisar a nova campanha feita para a Brastemp. Mas duvido que "libere seu lado B" seja melhor do que "não é nenhuma Brastemp", porque "não tem comparação". Que, por sinal, não cansou coisa nenhuma. Pelo contrário, continua no gosto do povo.

É PROIBIDO FALAR
Dentro da série de cases que inaugurei recentemente neste espaço, eu queria publicar o da Mueller Eletrodomésticos, premiado na 37a. edição do Top de Marketing da ADVB - São Paulo. Recebi recado da agência dizendo que eu não podia fazer isso.
Perdemos todos: eu, que conheço os bastidores a maioria dos concursos de marketing e de comunicação feitos no país, e sei que é a primeira vez que ocorre esse tipo de censura até porque é impossível manter em segredo cases premiados; você, que junto comigo certamente aprenderia com o case Mueller; a Empresa, que perde a oportunidade de aproveitar este espaço para se divulgar; e a agência, cuja missão, até onde minha parca inteligência alcança, é promover, não vetar a divulgação do cliente.

(o mal do cansaço,do eloy simões)

Nenhum comentário: