domingo, fevereiro 11, 2007

e ainda assim existem publicitários que não querem ser vendedores

Conhecer o futuro sempre foi uma área que atraiu ao longo do tempo cientistas, visionários, escritores, pajés e charlatões e desperta o interesse das pessoas na razão direta da insatisfação, inquietude e insegurança com o presente. E certamente vivemos um período de inquietude e incertezas, estarei empregado amanhã? Devo fazer uma pós-graduação? No Brasil ou no exterior? Engenharia ou Pedagogia?Perguntado pela repórter sobre qual seriam as profissões em evidência nos próximos anos a primeira idéia que me ocorreu, baseado em dados sobre o que meus clientes buscam no mercado de trabalho atualmente e juntando com o que tenho lido a respeito do assunto através de cientistas, visionários, escritores e etc. foi a de sugerir atividades ligadas:

1) à Internet, (bons programadores em linguagem Java, com apenas o equivalente ao colegial, ganham mais que vários engenheiros do ITA com cinco anos de atividade, por exemplo)

; 2) Biotecnologia, seja aplicada ao plantio de alimentos ou à fabricação de remédios (Temos centenas de milhões de famintos, doentes e miseráveis no mundo para cuidar...);

3) Engenheiros para Energias Alternativas ou Ecólogos e Ecologistas (O petróleo é uma fonte de energia não renovável e vai acabar um dia, além disso, a queima de combustíveis vem prejudicando substancialmente o clima no planeta).

Tenho certeza que precisamos e precisaremos muito desses profissionais. A pergunta que me fiz depois é: “será que esses profissionais vão ganhar dinheiro”? Será que todos eles se darão bem profissionalmente? Haverá empregos para todos eles? A resposta que me dei é: Certamente não!!!

Uma realidade que ficou evidente nos últimos anos é que as universidades cada vez mais ensinam o suficiente para dar um (pequeno ou grande) empurrão inicial de carreira, como aquela locomotiva que tem apenas a função de bater no fim da fila de vagões para quebrar a inércia e facilitar o papel da locomotiva que está atrelada ao trem e que vai carregá-lo pelo resto do caminho. A gestão das carreiras terá que ser (já não o é?) constante e indefinida.A preocupação com a atualização profissional será constante, a “obsolescência profissional” ficará mais nítida bem mais rapidamente do que é hoje.O nosso mundo, hoje muito competitivo, vai ser MAIS COMPETITIVO AINDA. Nossa geração que teve que competir por vagas em universidades de primeira linha, viu a geração seguinte competir por vagas no ensino primário ou no “prézinho”, pode assistir talvez a competição por nascer – o que de certa forma já existe na China, onde a limitação de uma criança por família tem gerado situações nunca antes imaginadas.Uma amiga minha, argentina de quase setenta anos, muito culta e atualizada (usuária alucinada de MSNs, Skypes e etcs. – muito parecida com a velhinha do filme Harold & Maude, Ensina-me a viver) e com vários netos em idade de definir sua escolha universitária recomenda: “Façam o que quiserem, todos nós vamos acabar sendo vendedores”.Apesar da possível ironia de suas palavras, ela está longe de estar enganada, estamos já há alguns anos vivendo a época do “Você S/A”, do “marketing pessoal”, “networking” e “venda seu peixe” ou como diria o nosso “guru tupiniquim” Abelardo Chacrinha Barbosa, “quem não se comunica, se estrumbica”. O que quero dizer aqui é que o sucesso profissional de QUALQUER indivíduo no futuro bem próximo será um resultado de um misto de boa formação escolar; capacidades pessoais (principalmente a capacidade de se renovar); exposição pessoal – marketing e 0,00001% de sorte. É melhor vender moinhos de vento que comprar uma bicicleta.

(comprar uma bicicleta ou vender moinhos de vento? do gerson correia psicólogo sócio da empresa de seleção de executivos talent solution)

Nenhum comentário: