quinta-feira, fevereiro 15, 2007

custo: a razão porque muita gente tem um parafuso a menos

1. Tinha de mandar consertar o barco. Coisa simples, achava, embora não soubesse como fazer. Contratou um mecânico bem baratinho, não deu certo. No primeiro passeio, o barco pifou.
Deixe de ser burro, disse-lhe um amigo, contrate o Alfredo.
É muito caro, retrucou. Quero alguém mais barato.
De barato em barato, foi contratando. E quebrando a cara. Até que deu o braço a torcer, e contratou o Alfredo.
Muito bom mecânico, Alfredo deu uma olhada e matou a charada, logo de cara. Pegou a chave de fenda, trocou um parafuso, apertou outro, deu a ordem: pode passear a vontade. Este está zerado.
E se pifar?
Não vai pifar. Qualquer coisa, nos próximos doze meses, conserto de graça.
Perguntou o preço, tomou o maior susto.
Achou caro demais.
Tudo isso pra apertar dois parafusos?
Tentou negociar, não teve conversa. De pirraça, exigiu uma nota.
O mecânico não teve dúvida. Pegou o bloco de notas e escreveu:
PREÇO DO PARAFUSO r$ 1,00
LOCALIZAÇÃO E RESOLUÇÃODO PROBLEMA R$ 500,00
2. Mais bem informado do que eu, você certamente tem acompanhado a briga de muitos anunciantes para fazer com que as agências cobrem baratinho pelos serviços que presta.
Ao invés de discutir formas diferentes de pagamento, e elas existem, simplesmente exigem taxas menores. E sabedores de que agência nenhuma sobrevive sem cliente, fecham a questão.
Principalmente quando é aquele tipo de cliente cuja marca é tão forte que toda agência gostaria de ter no portfólio.
Resultado: sem saída, a agência cede. E como, a exemplo do que corre com qualquer empresa, precisa dar lucro, trata de se virar.
3. Como a agência se vira?
Baixando seus próprios custos - enxugando a equipe, oferecendo salários irrisórios, diminuindo a qualidade do serviço.
Em outras palavras: montando uma equipe de gente que não sabe direito que é preciso apertar o parafuso. Aliás, que não sabe direito onde está o parafuso.
Ou melhor: que não tem a solução correta do problema mercadológico.
4. Lembro-me de um pensamento do Nizan Guanaes: nenhum cliente devia se incomodar com os custos de uma boa agência, porque estes são pagos pela concorrência.
Perfeito: todo bom trabalho de comunicação de marketing dá lucro para o cliente. É uma poderosa ferramenta de conquista de mercado. Coisa que se faz em cima de outras empresas que naquele momento disputam a mesma fatia.
Todo anunciante deve pensar nisso. Se o fizer, incentivará sua agência a refinar a qualidade dos serviços. Ou acertará na mosca na hora de contratar uma agência nova.

(o preço do custo, eloy simões, para o acontecendoaqui.com.br)

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