2007 pode ser considerado um ano inovador para a comunicação. Essa é a análise da gerente de Pesquisa da ESPN Brasil, Ana Lucia Fugulin. Especialista no mercado e antenada às novas tecnologias, a profissional listou temas e lançamentos que, segundo ela própria, são suficientes para mostrar que "tudo se cria e tudo de transforma" na comunicação. A retrospectiva aborda termos que ganharam ou solidificaram fama durante este ano todo. Acima de tudo, o que se destacou foi a revolução digital e nomes como IPTV, Google, blogs, triple play, mobile markting e muito mais.
Confira o artigo:
· Ano em que, pela primeira vez, a Internet cresceu mais em investimento publicitário que os demais meios.: 41% até Agosto 2007
· Ano do crescimento da informação gratuita, no Brasil e no mundo - Mídia analógica (Metro e Destak em S.Paulo) e Digital (Portais, Grandes jornais abrindo conteúdo gratuito ao público- NYT, El País Jornal na Espanha)
· Ano do Google, não só como um importante gerador de produtos digitais, mas também como um dos mais agressivos players do mercado mundial (comprou o Orkut, YouTube, entre outros)
. Ano do world of mouse (boca-a-boca digital ) , traduzido pela (1) rápida expansão dos blogs, cerca de 70 milhões em todo o mundo, (9 milhões de pessoas acessam blogs diariamente no Brasil - Fonte Technorati), gerando o fenômeno identificado como Blogosfera e (2) produção e distribuição de vídeos "caseiros", ultrapassando a casa dos 100 milhões vistos diariamente, somente através do YouTube.
· Como decorrência, expansão dos conceitos de CGC - Conteúdo Gerado pelo Consumidor e CGU Conteúdo Gerado pelo Usuário , que no Brasil pode ser traduzido através do lançamento de revista e programas de TV.
· Ano das comunidades de relacionamento, com o surgimento de novos e importantes players como MySpace e Facebook (com valor estimado de 15 bilhões de dólares) no mercado internacional.
· Ano da expansão dos games, com especial destaque para surgimento do Second Life , incluindo o lançamento do Second Life Brasil - como ferramenta de negócios virtuais (venda de espaço no próprio ambiente, publicidade, lançamento de produtos, eventos, etc).
· Ano em que as Teles entraram no mercado de Tv por assinatura - fizeram acordos/ parcerias com TV assinatura e foram homologados pela Anatel;
· Ano da consolidação do Triple Play - Voz -TV paga e Banda Larga
· Lançamento comercial do IPTV , através da Brasil Telecom
· Ano do Móbile Marketing, com grandes campanhas, como, por exemplo, Fiat Punto
· Ano do Eco Marketing - sustentabilidade
· Ano da entrada do 3G na telefonia do Brasil (final de 2007)
· Ano em que, pela primeira vez, o Grand Prix de Cannes não foi concedido para ações de mídia tradicional, sendo vencedor a campanha Dove (Viral no YouTube)
· Ano do Lançamento iPhone
· Ano do Fim do reinado do "30 segundos" em função do Tivo, VoD, nos EUA;
· Ano da expansão do conceito de Below the line (mídia não convencionais, Marketing de Guerrilha, Promoção de Vendas, Ações no PDV, etc.)
· Ano das novas plataformas de mídia. Surgimento do conceito de Arenas de Comunicação e da transformação da identificação da mídia tradicional em Gestão de Contato com a Marca - mídia 360º, mídia 24/7, tudo é mídia
· Ano da reformulação na Mídia Exterior (Cidade Limpa)
· Ano das primeiras novelas gravadas em HD.
(da série retrospectivas, by the adnews)
Nenhum comentário:
Postar um comentário