Diga lá - alguma vez você já comprou uma marca só por causa da embalagem?
Em muitos segmentos, a embalagem faz mesmo uma grande diferença. Nao apenas pelo visual, mas também pelos materiais usados, facilidade de uso e por aí vai. A maioria dos executivos brasileiros concorda que as embalagens sao muito importantes na construçao da imagem da marca e um dos principais canais de comunicaçao com o consumidor. Mas, na hora da verdade, as empresas ainda gerenciam embalagens do ponto de vista operacional, preferindo reduzir custos a introduzir novidades capazes de diferenciar seus produtos.
Prova disso é que somente 27% delas praticam gestao estratégica de embalagens e apenas 1/3 tem programas de inovaçao nesse setor. Tem mais - quase a metade das nossas empresas acredita que suas embalagens nao sao melhores do que as da concorrência. E ainda assim, 61% delas nao têm programas de investimento em modernizaçao e tecnologia de embalagens. Entre as companhias de pequeno e médio porte, esses dados sao ainda piores. Essas sao algumas das conclusoes de uma pesquisa inédita que a GFK realizou, a pedido do Núcleo de Estudos da Embalagem da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Os resultados foram apresentados ontem, dia 10, no 1o Forum Nacional de Gestao de Embalagens, que aconteceu no auditório da ESPM, em Sao Paulo.
Nesses tempos de alta competiçao e baixa diferenciaçao, as empresas devem mesmo abrir o olho para o importante papel das embalagens no processo de escolha do consumidor.
(luiz alberto marinho no Ônibus azul de hoje)
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