A cerveja se posiciona como "para homens e mulheres" em busca de desfazer mitos sobre o feminismo |
Inspiradas pelas recentes polêmicas
envolvendo anúncios de cerveja em função do cunho machista, um grupo de
publicitárias resolveu lançar a Cerveja Feminista. Isso porque, durante o
Carnaval, a Skol divulgou uma campanha publicitária que gerou críticas por
tratar as mulheres sem opinião própria e à mercê dos homens.
“A partir da polêmica com a Skol, a gente tem falado muito sobre
propagandas machistas de cerveja. É claro que isso tudo não começou na semana
passada. São décadas vendo mulheres sendo tratadas como objeto em propagandas.
Por isso mesmo, o assunto não pode acabar só porque a Skol se retratou”,
explica Maria Guimarães, publicitária que junto com Thais Fabris e Larissa Vaz
criaram o produto.
A campanha da cerveja em questão trazia frases como “Esqueci o não em
casa”, “Topo antes de saber a pergunta”, entre outras, espalhadas em outdoors
na cidade de São Paulo. A reação e intervenção de grupos fez com que a marca
retirasse a campanha das ruas.
Produzida de forma artesanal, a cerveja
será do tipo irish red ale e terá preço de custo, 14 reais. “Foi o jeito que a
gente achou para colocar o feminismo na mesa. A gente não quer vender cerveja.
A cerveja é um modo de levar nosso produto que é a discussão”, complementa
Maria. O produto poderá ser adquirido por meio do site
da marca, após os interessados cadastrarem seus dados pessoais.
A ideia é a primeira iniciativa do coletivo 65 | 10, que pretende
repensar a publicidade para mulheres, tanto dentro das agências quanto nas
campanhas. O nome faz referência a dois números: “os 65% das mulheres que dizem
não se identificar com a forma como são retratadas na publicidade e os menos de
10% de mulheres no departamento de criação das agências brasileiras”.
(in carta capital)
misterwalk de garganta seca comenta que não sabe se bate bem lançar um produto como cerveja para não vender. sem cerveja, como bem sacaram as publicitárias, não tem discussão. então, como é que vai ser garçom ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário