sexta-feira, fevereiro 20, 2015

vai dar muita dor de cabeça aos boyzinhos da criação - e ressaca pra muita agência



A cerveja se posiciona como "para homens e mulheres" em busca de desfazer mitos sobre o feminismo



Inspiradas pelas recentes polêmicas envolvendo anúncios de cerveja em função do cunho machista, um grupo de publicitárias resolveu lançar a Cerveja Feminista. Isso porque, durante o Carnaval, a Skol divulgou uma campanha publicitária que gerou críticas por tratar as mulheres sem opinião própria e à mercê dos homens.

“A partir da polêmica com a Skol, a gente tem falado muito sobre propagandas machistas de cerveja. É claro que isso tudo não começou na semana passada. São décadas vendo mulheres sendo tratadas como objeto em propagandas. Por isso mesmo, o assunto não pode acabar só porque a Skol se retratou”, explica Maria Guimarães, publicitária que junto com Thais Fabris e Larissa Vaz criaram o produto.
A campanha da cerveja em questão trazia frases como “Esqueci o não em casa”, “Topo antes de saber a pergunta”, entre outras, espalhadas em outdoors na cidade de São Paulo. A reação e intervenção de grupos fez com que a marca retirasse a campanha das ruas.
Produzida de forma artesanal, a cerveja será do tipo irish red ale e terá preço de custo, 14 reais. “Foi o jeito que a gente achou para colocar o feminismo na mesa. A gente não quer vender cerveja. A cerveja é um modo de levar nosso produto que é a discussão”, complementa Maria. O produto poderá ser adquirido por meio do site da marca, após os interessados cadastrarem seus dados pessoais.


A ideia é a primeira iniciativa do coletivo 65 | 10, que pretende repensar a publicidade para mulheres, tanto dentro das agências quanto nas campanhas. O nome faz referência a dois números: “os 65% das mulheres que dizem não se identificar com a forma como são retratadas na publicidade e os menos de 10% de mulheres no departamento de criação das agências brasileiras”.
(in carta capital)

misterwalk de garganta seca comenta que não sabe se bate bem lançar um produto como cerveja para não vender. sem cerveja, como bem sacaram as publicitárias, não tem discussão. então, como é que vai ser garçom ?

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